MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Trabalho realizado por catadores transforma lixo reciclável em renda


Projeto Catar é destaque no Dia Mundial do Meio Ambiente.
Educação ambiental para crianças é alternativa de conscientização.

Do G1 AC

Em Rio Brancoa mudança de comportamento para a preservação do meio ambiente depende de iniciativas, como as praticadas pelo Projeto Catar, que transforma lixo reciclado em renda para muitas famílias.
Os materiais geralmente despejados na natureza pelo homem, demoram anos para decompor. Por isso, algumas atitudes simples podem contribuir com os cuidados ao meio ambiente.
“A população em si tem que dar o apoio necessário para que o catador possa desenvolver o trabalho de coleta seletiva nas ruas por onde passa”, fala o coordenador do Projeto Catar, Pedro Morais.
Ele lembra que para contribuir, basta cada um fazer a sua parte realizando a separação correta do lixo em casa. “O resto de comida tem que ser separado dos materiais pets e daqueles que contém plástico”, explica Morais.
Neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a importância de ações como essa é ainda mais destacada. De acordo com o gestor, nem toda a população tem essa consciência. Por isso, a gestão municipal tem investido na educação ambiental a partir das crianças para conscientizar a população.
“Temos uma escola de educação ambiental e temos ainda como meta lançar uma nova escola no Segundo Distrito da cidade, no Parque Chico Mendes. Essa escola promove cursos de sensibilização para toda a sociedade. As crianças realmente são um investimento grande da prefeitura, porque eles são os grandes multiplicadores que temos”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Sílvia Brilhante.
Para o estudante Everton Linard preservação do meio ambiente é essencial. Ele ressalta que conhecer seu dever como cidadão é muito importante. "Tento fazer a minha parte não jogando lixo na rua, cultivando a água”, comenta.
O funcionário público José Ribamar acredita que a contribuição de todos fará o meio ambiente se tornar bem melhor. “A natureza é maravilhosa. Além da comunidade, o próprio governo do estado e as prefeituras têm que se manifestar para garantir a limpeza e a preservação do nosso meio ambiente”, declara.
Colaborou Evely Dias, da TV Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário