MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de junho de 2013

Bordado filé alagoano vira inspiração para coleção que será lançada no RJ


Peças terão tags com os nomes das bordadeiras de Alagoas.
Artesãs estão confiantes de que vão aumentar a produção e as vendas.

Do G1 AL

Feitos à mão, com muito carinho e dedicação: assim é confeccionado o bordado filé alagoano. Agora ele ganha as passarelas da moda e as artesãs de Alagoas têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos para o mundo.
Bordado filé é inspiração da cleção Cerã 2014 da maraca Cantão. (Foto: Jonathan Lins/G1)Bordado filé é inspiração da cleção Cerã 2014 da maraca Cantão. (Foto: Jonathan Lins/G1)
O filé estará na coleção verão 2014 da marca Cantão. Em fevereiro deste ano, três estilistas da marca estiveram em Alagoas para conhecer o bordado. Elas ficaram encantadas e se inspiraram no filé para a nova coleção. “É um bordado feito à mão que agrega um valor maravilhoso e é a nossa cara. Estamos com uma expectativa enorme, tanto pela beleza das peças como pela inclusão social”, destaca a estilista Lanza Mazza, responsável pela coleção.

Com o apoio da Secretaria de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur) e da Unidade de Turismo e Economia Criativa (Utec) do Sebrae Alagoas, o projeto segue o caminho da sustentabilidade e deve gerar renda para mais de 200 bordadeiras dos municípios de Maceió e Marechal Deodoro.
Modelo usa vestido de bordado filé. (Foto: Jonathan Lins/G1)Modelo usa vestido de bordado filé às margens da lagoa Mundaú. (Foto: Jonathan Lins/G1)
Todos os vestidos, blusas, chemises, camisas, bolsas, sandálias e espadrilles com aplicações artesanais vão receber uma tag especial falando sobre o processo do filé e com o nome das artesãs.
Para Maria José dos Santos, vice-presidente da Cooperativa de Artesãs da Barra Nova, que foi selecionada para representar as bordadeiras alagoanas durante o desfile da coleção, a expectativa é muito grande. “Olha que chique, estou podendo (risos). Vou levar o tear e a rede para fazer bonito lá”, afirma sorrindo.
Estilista Lanza Mazza conhece o bordado filé alagoano. (Foto: Jonathan Lins/G1)Estilista Lanza Mazza conhece o bordado filé alagoano e se encanta. (Foto: Jonathan Lins/G1)
Rosiene Alves, tesoureira da Associação das Mulheres do Pontal da Barra, não se cabe de tanta alegria e diz que todas as bordadeiras estão animadas com a nova coleção. "A gente espera receber mais encomendas e estamos nos preparando para isso estocando redes. Com certeza nossas vendas vão aumentar e a vida ficará melhor para todas nós", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário