MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de junho de 2013

Piauí inicia nesta segunda-feira (1º) nova campanha contra a febre aftosa


Agência de Defesa Agropecuária estende a vacinação até o dia 31 de julho.
Certificação do rebanho deve ser feita até o dia 15 de agosto.

Do G1 PI

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) inicia a partir desta segunda-feira (1º) mais uma etapa da vacinação contra a febre aftosa nos rebanhos bovinos do estado.
A Agência, que gerencia o controle de pragas agrícolas e doenças animais, destaca a importância de que o rebanho bovino esteja com a vacina em dia para que o Piauí permaneça com certificação de área livre de febre aftosa – status alcançado ainda no início do ano.
Na campanha anterior o Piauí conseguiu vacinar 97,15% do rebanho atingindo cerca de 1,6 milhão de cabeças de gado.
Segundo o médico veterinário Raimundo Barbosa de Moura, todos os criadores precisam fazer a vacinação de seus animais. O procedimento é simples, basta que os criadores procurem a Agência Defesa Agropecuária de seu município ou localidade.
“Em 90% dos municípios já funciona o escritório da Adapi. Os criadores podem procurar e iremos orientar como vacinar seu rebanho”, explica.
A vacinação permite que o animal fique imune à febre aftosa  e permite que os criadores possam se deslocar para qualquer lugar sem o risco de multas por meio da fiscalização.
Apesar da seca, que já ultrapassa um ano, o veterinário afirma que o rebanho da região de Picos está hábil e em bom estado físico para receber a vacina.
“Peço aos criadores que preparem os animais, procurem um local adequado pra fazer essa vacinação. Nós estamos entrando em uma área livre de aftosa, e pra continuar sem riscos é preciso continuar fazendo esse trabalho deorientação: tem que ter consciência de vacinar os bovinos”, apela o médico veterinário.
A campanha de vacinação contra a febre aftosa tem início dia 1º e segue até o dia 31 de julho. As certificações acontecem até 15 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário