MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de junho de 2013

Baluarte do Forte de São José de Macapá completa 249 anos


Baluarte de São Pedro foi o primeiro a ser construído no forte.
Obras iniciaram em 29 de junho de 1764.

Abinoan Santiago Do G1 AP

O primeiro dos quatro baluartes que compõem a Fortaleza de São José de Macapá completa neste sábado (29), 249 anos de construção. Batizado de São Pedro, o baluarte fica de frente para o Rio Amazonas.
A data - 29 de junho - também se comemora o dia de São Pedro e marca o início da construção da Fortaleza de São José de Macapá, com o lançamento da pedra fundamental da obra, em 1764.
Baluarte de São Pedro da Fortaleza de São José de Macapá foi o primeiro a ser construído (Foto: Abinoan Santiago/G1)Baluarte de São Pedro da Fortaleza de São José de Macapá foi o primeiro a ser construído (Foto: Abinoan Santiago/G1)
De acordo com o historiador Nilson Montoril, o baluarte de São Pedro foi o primeiro. "Deram início com a construção do baluarte de São Pedro porque o lançamento da obra foi no dia do santo. Logo após foram erguidos o de Nossa Senhora da Conceição, Madre de Deus, e São José", contou.
Construção da Fortaleza de São José de Macapá durou 18 anos (Foto: Abinoan Santiago/G1)Construção da Fortaleza de São José de Macapá
durou 18 anos (Foto: Abinoan Santiago/G1)
A pedra fundamental da construção da Fortaleza de São José de Macapá foi lançada pelo então governador do Grão-Pará, Ataíde Teive, e o engenheiro da fortificação, Henrique Galúcio, que morreu em 1769 após contrair malária.
Segundo Nilson Montoril, a construção da Fortaleza de São José de Macapá, durou 18 anos, e teve o uso de 2 mil trabalhadores, entre negros e índios. "Os escravos trabalharam em várias frentes na fortaleza. Uns eram usados para erguer a estrutura do forte, outros ficavam perto do Rio Pedreira (Macapá) para tirar as pedras do fundo d'água para serem utilizadas na construção", explicou o historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário