MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de junho de 2013

Acesso gratuito a medicamentos reduz internações de asma no Pará


Segundo o Ministério da Saúde, em um ano o número foi reduzido em 17%.
Somente no último mês, 181 mil pacientes retiraram medicamento no SUS.

Do G1 PA

Remédios para asma serão disponibilizados de graça em farmácias populares. (Foto: reprodução/TV Tem)Remédios para asma são disponibilizados de graça
em farmácias populares. (Foto: reprodução/TV Tem)
O acesso gratuito a três medicamentos para o tratamento da asma reduziu em 17% o número de internações no Pará no último ano, de acordo com o Ministério da Saúde. O órgão federal informou que o acesso a medicamentos contra a doença cresceu 500% no Brasil desde 2012, quando os remédios passaram a ser ofertados gratuitamente.
Segundo o Ministério da Saúde, a redução das internações de pacientes com crises asmáticas nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está diretamente ligada à oferta dos medicamentos.
No Pará, a redução de cerca de 17%, no período de julho de 2012 a abril de 2013, se traduz em 2.034 internações a menos da doença no estado se comparado ao período anterior, registrando 9.659 internações contra 11.693, antes da oferta sem custo de três antiasmáticos.
Em todas as unidades do Aqui Tem Farmácia Popular, a população tem acesso a 14 medicamentos gratuitos, sendo três para asma. São eles: brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol, disponíveis em 10 diferentes apresentações.
Acesso a medicamentos
Mais de 8 mil pessoas tiveram acesso gratuito aos antiasmáticos no Pará de junho de 2012 a maio de 2013, superando em quase 5 mil o número de pacientes que retiraram o medicamento com desconto no mesmo período do ano anterior.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 181 mil pessoas retiraram gratuitamente medicamentos no Pará somente no último mês.
Em todo o Brasil, 700 mil pessoas já foram beneficiadas com a inclusão de três novos medicamentos contra a asma no Saúde Não Tem Preço, ação do Farmácia Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário