MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de junho de 2013

Dicas de alimentação saudável e bem-estar viram 'febre' na internet


Nutricionistas compartilham conhecimento e atraem mais pacientes.
Pessoas que perdem peso postam fotos e incentivam outros internautas.

Fabiana De Mutiis Do G1 AL

Para perder peso ou ter uma vida mais saudável, todo mundo sabe o que deve fazer: comer mais frutas e verduras e fazer atividade física. O duro é ter motivação para tudo isso. Mas muitas pessoas estão encontrando ânimo nas redes sociais. Virou “febre” compartilhar experiências, receitas saudáveis, dicas nutricionais e tudo o mais relacionado ao tema. Seja no facebook, twitter ou instagram, todas as redes estão lotadas de posts sobre emagrecimento e bem estar.
Roberta Caldeira emagreceu 26 Kg em 7 meses e postas sua conquista diária nas redes sociais. (Foto: Reprodução/Instagram)Roberta Caldeira emagreceu 26 kg em 7 meses e
posta sua conquista diária nas redes sociais.
(Foto: Reprodução/Instagram)
A economista Roberta Caldeira é uma das milhares de pessoas que conseguiram emagrecer e compartilham suas experiências.
Ela começou a fazer uma reeducação alimentar em novembro de 2012 e, no mesmo período, começou a se exercitar, tudo com orientação médica.

Ela já eliminou 26 kg e diz que encontrou nas redes sociais uma grande aliada para alcançar seu objetivo. “Comecei no facebook, depois conheci o Instagram e foi lá que descobri a possibilidade de interagir com outras pessoas que estavam na mesma sintonia, lutando por uma vida mais saudável. Além disso, me deparei com esse mundo de receitas possíveis, aí viciei”, conta.
Roberta Caldeira posta quase tudo o que ela come e prepara, além de fotos que mostram o "antes e depois". Ela é de Florianópolis e tem mais de 1.000 seguidores no Instagram. A economista também segue pessoas de sucesso e muitos nutricionistas. Uma das profissionais que ela acompanha no Instagram é a nutricionista esportiva funcional, Moema Ferro, 28.
A nutricionista Moema Ferro tem quase 9 mil seguidores no instagram (Foto: Fabiana De Mutiis/ G1)A nutricionista Moema Ferro tem quase 9 mil
seguidores. (Foto: Fabiana De Mutiis/ G1)
Ela tem quase 9.000 seguidores no Instagram e sua fan page no facebook tem mais de 2.000. A maceioense conta que começou a postar dicas nutricionais no facebook, mas não levou tão a sério. No instagram ela passou a postar os pratos que ela mesma faz no almoço ou no jantar e percebeu que o interesse das pessoas aumentou muito. "Eu trabalhei seis anos em spa e aprendi que a gente come primeiro com os olhos, por isso, meus pratos são muito simples de preparar mas com um visual que chama a atenção", conta.

E chama mesmo. Moema Ferro faz, em média, três posts por dia e todos têm muitos comentários. Ela diz que o número de pacientes aumentou por conta de suas postagens. "A maioria vem por indicação, mas hoje mesmo atendi duas pacientes que começaram a me seguir na rede. Muitas pessoas de outras cidades e de outros estados perguntam se eu faço consulta à distância, mas o Conselho de Nutricionistas não permite, então procuro indicar colegas que eu conheço", diz.
Internautas adoram os posts com receitas. Esta é de Moema Ferro. (Foto: Reprodução/Instagram)Internautas adoram os posts com receitas. Esta é
de Moema Ferro. (Foto: Reprodução/Instagram)
Moema diz ainda que muitos seguidores dela são profissionais da área. “Recebo críticas, mas muitos elogios também. A minha intenção é compartilhar conhecimento e motivar as pessoas, só isso", relata a nutricionista.
Assim como Moema Ferro, a nutricionista funcional, Paula Gandin, também usa as redes sociais. Ela é vegetariana e posta receitas e dicas sobre nutrição sem carne.
Uma preocupação dos profissionais de nutrição nas redes sociais é com a divulgação e a troca de informações sobre suplementos. O que é bom e funciona para uma pessoa, pode não ser para outra.
E é justamente disso que trata a nutrição funcional. Nada substitui a consulta médica. Cada indivíduo é tratado de uma maneira específica. Os nutricionistas funcionais não passam simplesmente uma dieta de acordo com seus horários, hábitos alimentares e objetivos. É feito, como eles chamam, um rastreamento bioquímico. O paciente é submetido há dezenas de exames.
"A gente faz um rastreamento para saber como estão as vitaminas, os minerais, os hormônios do paciente, além dos exames convencionais como os que medem o colesterol e os triglicerídios. E só a partir daí a gente vai saber quais são os melhores alimentos para aquela pessoa", diz a nutricionista Moema Ferro.
O que a profissional deixa claro é que, para perder peso ou manter a forma, é preciso ter disciplina e orienta que todos os alimentos naturais são mais benéficos do que os industrializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário