MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de junho de 2013

Projeto ambiental realiza 'micareta ecológica' em Macapá


Iniciativa faz parte do projeto 'Consumo Consciente' do Sebrae.
Durante o trajeto houve a orientação ambiental aos moradores do bairro.

Do G1 AP

A "micareta ecológica" percorreu as principais vias do bairro Perpétuo Socorro (Foto: John Pacheco/G1)O projeto percorreu as principais vias do bairro Perpétuo Socorro (Foto: John Pacheco/G1)
Na tarde de sábado (29), alunos e professores da Escola Estadual Deuzuite Cavalcante, no bairro Perpétuo Socorro, orla de Macapá, realizaram caminhada pelas principais vias do bairro conscientizando a comunidade a respeito da destinação correta do lixo doméstico.
No evento intitulado "Micareta Ecológica", eles partiram da escola localizada em frente o Rio Amazonas, e seguiram o trio elétrico, recolhendo o lixo corretamente e orientando os moradores do bairro sobre as formas adequadas de se realizar a coleta seletiva e o armazenamento dos resíduos sólidos.
O evento faz parte do projeto 'Consumo Consciente', uma parceria entre a escola e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), que há três anos promove atividades de educação ambiental com os alunos, como destaca Maria de Fátima, diretora da Escola Estadual Deuzuite Cavalcante. "A micareta é um movimento que os jovens gostam. Queremos que essa ação educativa resulte na diminuição do lixo no bairro e incentive o consumo consciente".
A coordenadora do projeto Consumo Consciente, Inês Barbosa ressaltou que a escolha da instituição foi estratégica. "Escolhemos a Deuzuite Cavalcante, pois ela fica às margens do Rio Amazonas e percebemos a grande quantidade de lixo jogada no rio. Atendemos ao todo 500 crianças e o foco é a educação ambiental. Temos oficinas de teatro e levamos alguns alunos em 2011 para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae", disse.
Inês Barbosa, coordenadora do projeto Consumo Consciente (Foto: John Pacheco/G1)Inês Barbosa, coordenadora do projeto Consumo
Consciente (Foto: John Pacheco/G1)
O método mais eficaz para educar as pessoas quanto ao recolhimento do lixo é ensinar na escola para ser reproduzido em casa. É o que reforça a professora Cristina Nunes. "Esta é uma comunidade que precisa ser conscientizada, começamos com os alunos dentro da sala de aula e estes repassam para a família", explicou.
"Acho muito importante, ainda mais aqui no bairro Perpétuo Socorro que é muito poluído, é importante começar pelas crianças", disse a moradora Jaqueline Azevedo, aprovando a iniciativa do projeto.
A micareta ecológica culminou com o fim do semestre letivo da instituição. As atividades do Consumo Consciente retomarão após as férias escolares e de acordo com a coordenadora Inês Barbosa deverá integrar outras escolas da rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário