MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Protestos no Tocantins são marcados por marchas pacíficas


Em Palmas, capital do estado, 18 mil foram às ruas em uma semana.
Araguaína e Gurupi também tiveram grandes manifestações.

Fabrício Soveral Do G1 TO

Três mil pessoas sentam em ruas de Palmas e param o trânsito, durante manifestação (Foto: Bernardo Gravito/G1)Três mil pessoas sentam em ruas de Palmas e param o trânsito, durante manifestação (Foto: Bernardo Gravito/G1)
A série de protestos pelo Brasil nos últimos dias também pode ser sentida de perto pela população tocantinense. As manifestações começaram na quinta-feira (20) da semana passada e nas três maiores cidades do Tocantins (Palmas, Araguaína e Gurupi) levaram mais de 25 mil pessoas às ruas.
O maior número de manifestantes foi registrado em Palmas, que segundo informações da Polícia Militar, chegou a 18 mil pessoas em dois protestos realizados nos dias 20 e 26 de junho. O primeiro foi o mais expressivo, quando 15 mil pessoas se reuniram na praça dos Girassóis e iniciaram uma marcha pelas ruas da cidade para demonstrar a insatisfação, principalmente, com os governantes.
Protestante carrega chapéu de ônibus em manifestação em Palmas (Foto: Jesana de Jesus/G1)Protestante carrega chapéu de ônibus em
manifestação em Palmas
(Foto: Jesana de Jesus/G1)
As principais reivindicações foram pela melhoria no transporte público e redução da tarifa do ônibus, pelo fim do auxílio moradia para deputados e mais transparência na política com ações como o fim do voto secreto parlamentar, contra a homofobia e a PEC 37 (projeto que limitava o poder de investigação do Ministério Público, reprovado na Câmara Federal nesta semana), esta última reivindicação no primeiro protesto.
Na capital, as manifestações foram consideradas pacíficas pela Polícia Militar, embora tenham ocorrido alguns casos isolados de vandalismo e violência. No protesto da semana passada, uma vidraça do Palácio Araguaia, sede do governo estadual, e um vidro de um supermercado foram quebrados após pedradas. No mesmo dia, um policial precisou ser levado ao hospital com um ferimento na cabeça, devido a uma pedrada quando fazia parte do bloqueio da rua onde fica a casa do governador Siqueira Campos.
Policial Militar mostra pedra que quebrou vidros do prédio da Assembleia Legislativa, em Palmas (Foto: Bernardo Gravito/G1)Policial Militar mostra pedra que quebrou vidros do
prédio da Assembleia Legislativa, em Palmas
(Foto: Bernardo Gravito/G1)
Na última quarta-feira (26), o único incidente foi um vidro quebrado na Assembleia Legislativa do Tocantins.
Interior
Na semana passada foram realizados protestos nas duas maiores cidades do interior do Tocantins: Araguaína, no norte, e em Gurupi, no sul. Em Araguaína, cerca de 4 mil pessoas se reuniram para reclamar, principalmente, do transporte público na cidade. A manifestação produziu resultado. No mesmo dia, o prefeito Ronaldo Dimas (PR) anunciou que enviaria à Câmara de Vereadores um projeto reduzindo a tarifa de R$ 2,50 para R$ 2,35. O projeto foi votado em regime de urgência na segunda-feira (24) e foi aprovado por unanimidade.
Mesmo com um primeiro resultado, a população voltou a se manifestar na noite desta quinta-feira (27). Segundo a Polícia Militar, 1,2 mil pessoas participaram da ação. Eles reclamaram de temas comuns ao país como a corrupção na política, mas novamente a gestão do transporte público.
Em Gurupi o protesto ocorreu na sexta-feira (21) e reuniu cerca de 3 mil pessoas no movimento que foi denominado de "Acorda Gurupi". Na cidade, o principal alvo dos protestos também é o transporte público municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário