MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de junho de 2013

Veja programas gratuitos para fazer em Tóquio, no Japão


Parques, tempos e até simulador de terremoto têm entrada livre.
Mercado de peixes e passeio guiado no Parlamento estão entre sugestões.

Da Associated Press

A silhueta do Monte Fuji é vista desde Tóquio (Foto: Toru Hanai/Reuters)A silhueta do Monte Fuji é vista desde Tóquio (Foto: Toru Hanai/Reuters)
Encontrar programas gratuitos em uma das cidades mais caras do mundo pode parecer impossível. Mas, surpreendentemente, Tóquio tem uma série de museus, parques, lugares históricos e atividades culturais que não custam nada, uma boa notícia para os viajantes que querem conhecer muito da cidade e ainda aproveitar a comida típica nos excelentes (mas caros) restaurantes da capital japonesa.
Do antigo ao novo
O templo Meiji Jingu é uma relíquia da antiga Tóquio que vale a pena visitar. O santuário foi construído há mais de 90 anos em homenagem ao Imperador Meiji, que reinou na época em que o Japão se abriu para o mundo após séculos de isolamento.
O tataravô do atual imperador Akihito foi também um símbolo da modernização e da militarização do país no fim do século 19 e início do 20.
Os jardins, os lagos de nenúfares e a arquitetura do templo oferecem um descanso prazeroso no barulhento centro da cidade. Se o turista tiver sorte, poderá ainda acompanhar uma procissão solene de casamento tradicional, realizada no local frequentemente.
Do templo, é possível chegar com uma caminhada curta ao distrito mais descolado do Japão moderno: a área de Harajuku e Omotesando, uma meca de cultura e moda. Passeie pela rua Takeshita, cheia de jovens em busca das últimas tendências, e pelo Omotesando Hills, centro comercial criado pelo renomado arquiteto Tadao Ando. Também vale a pena entrar na ousada galeria Design Festa. Para descansar ou ver gente, vá ao parque Yoyogi, também na área.
Cerimônia de casamento tradicional no temple Meiji Jingu, em Tóquio (Foto: Koji Sasahara/AP Photo)Cerimônia de casamento tradicional no temple Meiji Jingu, em Tóquio (Foto: Koji Sasahara/AP Photo)
Parlamento
O Parlamento fica em uma área que já foi ocupada por senhores feudais e hoje abriga as sedes legislativas do Japão. Finalizado em 1936, o prédio com cúpula piramidal abriga duas câmaras  — a Casa dos Representantes e a Casa dos Conselheiros. Esta última oferece um tour gratuito de uma hora de duração, quando não há sessões legislativas. O tour passa pela galeria pública, a sala do imperador e um hall central, com o chão decorado com intrincados mosaicos feitos com 1 milhão de pedaços de azulejos, além de murais representando as quatro estações.
Turistas em frente ao Parlamento, em Tóquio (Foto: Koji Sasahara/AP Photo)Turistas em frente ao Parlamento, em Tóquio (Foto: Itsuo Inouye/AP Photo)
Mercado de peixes de Tsukiji
É do maior mercado de peixes do mundo que vêm os lindos pedaços de atum do sushi servido em Tóquio. Cerca de 2 mil toneladas de peixe de vários tipos são vendidas diariamente aqui, assim como todo tipo de fruto do mar imaginável. Se quiser ver os famosos leilões do peixe, acorde cedo e chegue às 5h.
Se preferir ir depois (mas não muito, porque as lojas fecham na parte da tarde), ainda dá para passar horas andando pelo labirinto de ruas e becos do mercado.
Fique atento aos carrinhos motorizados que passam por lá, cheios de gelo recheados com peixes, e não use sapatos abertos. Há algumas barracas de sushi fresco dentro e em volta do mercado, assim como uma área de compras que vende de frutas secas a facas afiadas.
O templo budista Tsukiji Hongwanji, conhecido por sua arquitetura de estilo indiano, fica logo cruzando a rua e também tem entrada gratuita.
Mercado de peixe de Tsukiji, em Tóquio (Foto: Koji Sasahara/AP Photo)Mercado de peixe de Tsukiji, em Tóquio (Foto: Shuji Kajiyama/AP Photo)
Passeio na ilha de Odaiba
Se precisar queimar colorias depois de comer a deliciosa comida local, o plano perfeito é andar pela Rainbow Bridge até a ilha de Odaiba, onde é possível fazer um piquenique, correr ou tomar sol em praias construídas pelo homem.
A distância é de apenas 1,7 km, incluindo a passagem por uma ponte suspensa de 918 metros, e pode ser percorrida em menos de uma hora.
No lado norte da ponte, é possível ter uma vista panorâmica da cidade, com o altíssimo edifício Tokyo SkyTree subindo para o céu como uma agulha.
Na parte sul dá para ver o parque Daiba e uma cópia da Estátua da Liberdade, assim como o píer Shinagawa e o píer Oi.
Além do parque Daiba, Tóquio tem vários outros parques e museus que também são gratuitos, incluindo o Museu de Ciência Marítima e o Museu de Ciências Aquáticas.
Rainbow Bridge, ponte de Tóquio (Foto: Koji Sasahara/AP Photo)Rainbow Bridge, ponte de Tóquio (Foto: Itsuo Inouye/AP Photo)
Viva um terremoto (falso)
O Japão é um dos países mais atingidos por terremotos no mundo. O Centro de Prevenção de Desastres Ikebukuro, um órgão público, oferece uma experiência unicamente japonesa que é educativa e um pouco assustadora, mas também divertida. Visitantes podem experimentar um tremor — tão violento quanto o que atingiu o norte do país em março de 2011— em um simulador de terremoto construído no cenário de uma sala de estar comum. O centro também ensina as instruções básicas para se proteger desse tipo de desastre.
Centro de Prevenção de Desastres Ikebukuro, em Tóquio (Foto: Shizuo Kambayashi/AP Photo)Centro de Prevenção de Desastres Ikebukuro, em Tóquio (Foto: Shizuo Kambayashi/AP Photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário