MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de junho de 2013

Técnico Agrícola inventa máquina para corte de caule, em Aracaju


Máquina faz o corte correto de manivas.
Criação tem custo de R$ 1000.

Do G1 SE
Em Aracaju, um técnico agrícola inventou uma máquina que faz o corte certo de manivas e de maneira que os pesquisadores consideram ideais para o desenvolvimento e produtividade dos pés de mandioca. As manivas ou manaíba, como é mais conhecida, são cortadas em pequenos caules que vão servir de semente para o plantio que acontece no início do período chuvoso.
Cortada de maneira errada, o técnico, Arando Santos, explica os prejuízos na hora de plantar. “Os prejuízos podem ser percebidos nas rachaduras, feitas com cortes errados”.
O tamanho padrão para o desenvolvimento da maniva fica entre 15 e 20 cm, com pelo menos 12 a 15 gemas, pequenos pontos encontrados no caule. O dano pode ser maior se o corte for feito sobre madeira. “O corte na madeira modifica o olho da planta”.
Buscando aperfeiçoar os cortes para não prejudicar o processo produtivo, o técnico resolveu então criar uma máquina. A invenção é formada por uma bancada de carpintaria, motor, lixa de polir, disco serra e custo de R$ 1000.
“Com ela você pode padronizar o comprimento da maniva a semente e também reduzir as rachaduras a modo de impedir a entrada de doenças, após o plantio”.
Interessado na máquina que faz o corte das manivas e quer aprender a construi-la, tem de fazer contato com o serviço de atendimento ao consumidor da Embrapa através do telefone: 4009-1344.

Nenhum comentário:

Postar um comentário