MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de junho de 2013

SC acerta início de exportações de carne suína com Tóquio


Muitos criadores de SC estão comemorando os negócios.
Negociação com o país asiático durou 10 anos.

Do Globo Rural

A reunião em Tóquio abre as portas para Santa Catarina do maior importador de suínos do mundo.
O Japão compra 1,5 milhão de toneladas por ano, principalmente dos Estados Unidos e Canadá.
Santa Catarina quer 10% deste mercado e se alcançar a meta, o estado que já é o maior exportador de carne suína do Brasil, vai aumentar as vendas para o exterior em 60%, uma ótima notícia para os 8,5 mil criadores do estado.
"A gente prevê um aumento significativo das nossas exportações para o Japão e abertura de outros países em decorrência da liberação que o Japãoconcedeu a Santa Catarina", afirma o governador do estado, Raimundo Colombo.
Santa Catarina levou 10 anos negociando com os japoneses para que eles abrissem uma exceção. Geralmente, o Japão compra carne suína de países e não de regiões específicas. Santa Catarina tornou-se um caso especial porque tem certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação emitido pela Organização Internacional de Saúde Animal.
Oito frigoríficos de Santa Catarina estão autorizados a exportar, o que vai aumentar a participação do Brasil nas prateleiras dos supermercados japoneses.
A Ucrânia, maior importadora da carne de porco brasileira, voltou a comprar de Santa Catarina, depois de três meses de embargo. Tudo isso pode ajudar a melhorar o preço, que caiu nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário