MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Idoso fica internado por 22 dias e morre sem vaga para hemodiálise


Situação aconteceu em hospital em Itabuna, na região sul da Bahia.
Filhas do paciente dizem que vaga pelo SUS não foi ofertada ao pai.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

Em Itabuna, no sul da Bahia, uma família diz que houve descaso no atendimento a um idoso, na Santa Casa de Misericórdia da cidade. Ele estava internado no Hospital de Base de Itabuna, e morreu na quinta-feira (27), enquanto aguardava transferência para uma UTI de hospital com serviço de hemodiálise.
Mesmo com uma determinação da Justiça, a transferência não foi feita. O paciente, de 63 anos, passou 22 dias internado.
Ele deu entrada na unidade de saúde com fortes dores nas costas. A filha dele, que não quis se identificar, disse que desde a internação, o estado de saúde do pai só piorou. “Vi um lado do peito de meu pai só inchando, dentro da enfermaria, deu um AVC, deu isquemia”, disse.
Há uma semana, o estado de saúde do idoso se agravou. Os médicos disseram que ele precisava ser transferido com urgência para fazer hemodiálise, tratamento que filtra o sangue, e que em Itabuna só é realizado no Hospital Calixto Midlej Filho, que pertence à Santa Casa de Misericórdia.
Os parentes tentaram a transferência várias vezes. Os médicos do Hospital de Base enviaram relatórios atualizados sobre o estado de saúde do paciente, só que a Santa Casa teria alegou falta de vagas pelo SUS. “E tinha [vaga] porque me pediram R$ 25 mil, só dois dias para meu pai se internar no CTI”, afirma a filha do paciente.
O pedido de transferência também foi enviado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que nega ter recebido qualquer solicitação. O diretor do Hospital de Base de Itabuna contesta o posicionamento da Secretaria. “O plantonista do Hospital de Base, diante desses casos, solicita vaga de UTI associado à hemodiálise. Fora de Itabuna nós temos [UTI com hemodiálise] Feira de Santana e Salvador. Então, essa solicitação nossa, encaminhada via fax a Salvador, pra dentro do contexto de oferta de prioridade de leitos é dada pela central do estado”, disse o médico Paulo Bicalho.
Em nota, a Santa Casa de Misericórdia informou que não recebeu o paciente porque não havia leitos de UTI disponíveis. A instituição não comentou a acusação de ter cobrado R$ 25 mil para internar o idoso.
Decisão da Justiça
Na terça-feira (25), a família conseguiu uma liminar da Justiça obrigando o estado a transferir o aposentado imediatamente para uma UTI em hospital com hemodiálise, no prazo de dois dias, que venceria na quinta-feira (27). Mas o idoso não resistiu à espera e morreu na madrugada de quinta.
“[Ele morreu] por falta de ajuda da Santa Casa de Misericórdia, porque o médico do CTI mandava todos os dias uma solicitação de vaga para o CTI para fazer hemodiálise e o CTI da Santa Casa não aceitou. Mesmo com a liminar do juiz, eu entregando a eles, disse que não tinha vaga”, disse uma das filhas do paciente.
Itabuna tem 42 leitos de UTI para adultos, nove no Hospital de Base e 33 na Santa Casa de Misericórdia. Desses, cinco são do SUS e 13 exclusivos da unidade cardíaca.
O Hospital de Base informou que vai ampliar os serviços. "Está em fase de licitação agora para que nós possamos ter uma assistência renal, no caso chamada hemodialística, pelo menos nos casos agudos. Então, nós devemos ter aí uma empresa que será contratada para ajudar enquanto o paciente aguarda dois, três dias para fazer sua remoção”, explicou o diretor da unidade, Paulo Bicalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário