MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de junho de 2013

Vitrais da Catedral de Brasília serão substituídos sem custo


Pároco da igreja informou que as peças ainda estão na garantia.
Vidros foram atingidos por pedras atiradas em manifestação na Esplanada.

Do G1 DF

Vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília, que ficaram danificadas após atos de vandalismo (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)Vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília, que
ficaram danificadas após atos de vandalismo
(Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
Os três vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília que foram danificados por vândalos durante manifestação na Esplanada dos Ministérios, no último dia 20 de junho, serão repostos sem custo. De acordo com o pároco George de Albuquerque Tajra, as peças ainda estão dentro da garantia.

A empresa que reformou o templo, reinaugurado no último dia 18 de dezembro, forneceu cinco anos de garantia. A troca dos vitrais foi um dos itens previstos na restauração.

O custo total da obra foi de R$ 20 milhões. Inicialmente, os trabalhos iniciados em 2009 seriam concluídos em 2010, mas o templo foi entregue com dois anos de atraso.

No último dia 20 de junho, participantes da manifestação na Esplanada dos Ministérios atiraram pedras na catedral e picharam parte da área externa do templo. Minutos antes, um grupo chegou a invadir o Palácio do Itamaraty e quebrar vidros do prédio.
Os vitrais da Catedral de Brasília foram projetados pela artista francesa Marianne Peretti e instalados em 1990. As peças que foram colocadas durante a restauração foram produzidas na Alemanha.

Em maio, a igreja foi invadida e furtada. Segundo a polícia, que investiga o caso, o padre da igreja viu que os portões haviam sido arrombados e percebeu que cinco cálices dourados foram levados. Segundo a secretária da Catedral, Jeniffer de Oliveira, os cálices levados eram de ouro.

A Catedral Metropolitana de Brasília começou a ser construída em 1956, quando foi lançada a pedra fundamental da capital federal. Só 14 anos depois, no dia 31 de maio de 1970, é que a igreja projetada por Oscar Niemeyer foi inaugurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário