MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de junho de 2013

Pescadores celebram dia de São Pedro no Mucuripe, em Fortaleza


Festa de São Pedro dos Pescadores é realizada desde 1930.
Neste sábado (29), procissão marítima encerrou as homenagens.

Do G1 CE, com informações TV Verdes Mares
Em comemoração ao dia do padroeiro, pescadores realizaram uma missa no calçadão da Avenida Beira-Mar. A Igreja de São Pedro ficou pequena para receber tantos fieis. No fim da celebração, a imagem seguiu em um andor para o mar em uma procissão de jangadas. Neste sábado (29), a procissão trazendo a imagem de São Pedro chegou às oito horas da manhã praia do Mucuripe, em Fortaleza.
Na comunidade do Mucuripe, a Festa de São Pedro dos Pescadores se repete desde a década de 1930. Desde o dia 26, a Igreja de São Pedro dos Pescadores e o calçadão da Beira-Mar receberam quermesses, apresentações de quadrilhas e musicais. A igrejinha que leva o nome da festa e o seu entorno representam, juntos, o primeiro bem imaterial de Fortaleza.
Antônio Matos é pescador há 43 anos. Neste sábado, ele se vestiu como o protetor para prestar homenagem ao santo. “A gente sabe pelas escrituras que São Pedro quando viveu no mundo era pescador. E a gente se vale abaixo de Deus de São Pedro no mar”, conta.
A tradição e fé passa de gerações. A dona de casa Maria dos Santos é filha e neta de pescadores. Todos os anos participa da festa e vai agradecer o sustento da família. “Vou continuar até morrer”, afirma. Da areia, dona Maria dos Santos e outros fieis acompanharam emocionados a imagem do santo partir em uma jangada para o mar e ser seguida por outros barcos. "É muito bonito de ser ver", diz o pescador Francisco Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário