MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de junho de 2013

Peixe de couro chama a atenção de turistas em Macapá


Animal foi capturado às margens do Rio Macacoari, em Macapá.
Cuiu-cuiu, como é conhecido, é revestido de placas ósseas.

Maiara Pires Do G1 AP
Peixe cuiu-cuiu capturado durante pesca esportiva (Foto: Leopoldo Machado/Arquivo Pessoal)Peixe cuiu-cuiu capturado durante pesca esportiva (Foto: Leopoldo Machado/Arquivo Pessoal)
Um peixe de 4 quilos, medindo 40 centímetros de comprimento chamou a atenção de turistas que faziam pesca esportiva às margens do Rio Macacoari, a 110 quilômetros de Macapá. Apesar do susto dos pescadores, o animal é comum na bacia do Rio Amazonas, segundo informou o biólogo Júlio César Sá de Oliveira.
De acordo com o biólogo, o peixe é conhecido como peixe de couro, por não possuir escamas, e ser revestido de placas ósseas.
Na região amazônica ele também é conhecido como cuiu-cuiu. Em outras regiões do país é chamado de abotoado, armado, armau, entre outros nomes. "Tomei um susto quando ele apareceu na rede", conta o agente ambiental do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), Leopoldo Gonçalves Machado.
O funcionário público possui uma casa às margens do Rio Macacoari, para onde convida os amigos para fazer turismo ecológico, segundo conta. Ele diz que na região é comum a pesca de diversas espécies de peixes, como traíra, sarda, jiju, tamuatá, piranha, entre outros. "Mas é muito raro um cuiu-cuiu aparecer", afirmou o agente ambiental que diz já ter capturado espécies menores na mesma região.
O biólogo Júlio Cesar explica que, apesar de essa espécie ser comum na bacia do Rio Amazonas, esse comportamento é natural do cuiu-cuiu. "Ele gosta de se esconder", afirma.
Leopoldo Machado já tentou criar um cuiu-cuiu, que conseguiu capturar, mas desistiu por falta de tempo para cuidar do animal. "Acabei soltando ele no rio novamente", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário