MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de junho de 2013

Albergues da juventude em antigas prisões têm quartos dentro de celas


Conheça quatro "hostels" que funcionam em penitenciárias do século 19.
Canadá, Suécia, Eslovênia e Nova Zelândia são destinos com a opção.

Do G1, em São Paulo

Fachada do Hostel Celica, na Eslovênia (Foto: Divulgação/Celica)Fachada do Hostel Celica, na Eslovênia; prisão foi reformada por artistas (Foto: Divulgação/Celica)
Edifícios de paredes grossas que serviram de lar forçado para prisioneiros no século 19 hoje abrigam descolados albergues da juventude em alguns destinos.
Com colchão macio, decoração descolada e acesso a Wi-Fi, as antigas celas foram transformadas em quartos privativos e coletivos que preservam a atmosfera do passado sem comprometer o conforto dos hóspedes.
Conheça quatro opções em quatro países diferentes:
Langholmen's Youth Hostel – Estocolmo (Suécia)
Com celas de duas ou quatro camas, remodeladas em 2008, o albergue funciona em uma penitenciária que foi construída em 1840 e fechada em 1975.
O local abriga um “Museu da Prisão” e oferece atividades relacionadas ao tema. Entre elas, jogos chamados “Os Prisioneiros de Långholmen” e “A Escapada”, em que os participantes, vestidos com roupas listradas de cativos, tentam  fugir de uma prisão fictícia.
Langholmen's Youth Hostel, na Suécia (Foto: Divulgação/Langholmen)Corredor e porta do quarto-cela no hostel da Suécia (Foto: Divulgação/Langholmen)
Ottawa Jail Hostel – Ottawa (Canadá)
O edifício de 1862 tem paredes de pedra e tijolo e quartos situados nas celas antigas. O local acomodou prisioneiros que esperavam para serem julgados, ou aqueles com sentenças de menos de dois anos.
Bêbados, prostitutas, mendigos, assassinos e devedores estavam na lista de “hóspedes” durante 110 anos, até que a prisão foi fechada por oferecer condições desumanas – as celas não tinham calefação, luz, banheiro ou ventilação, e não havia programa de reabilitação.

Considerado patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, o edifício virou albergue em 1973.  A estrutura original foi mantida da forma mais fiel possível, e renovações foram sendo feitas ao longo dos anos para tornar a prisão confortável para os hóspedes, apesar de manter a atmosfera histórica.

Os donos do local acrescentam mais um atributo ao estabelecimento, para convencer os hóspedes a ficarem lá: “Quantas vezes você pode ligar para casa e dizer: “Mãe, estou na prisão!?”, brincam.
 Ottawa Jail Hostel, no Canadá (Foto: Divulgação/Jail Hostel) Ottawa Jail Hostel, no Canadá (Foto: Divulgação/Jail Hostel)
Jailhouse Acommodation- Christchurch (Nova Zelândia)

O edifício de arquitetura estilo gótico, construído em 1874, tem paredes de concreto de 60 cm de espessura, que sobreviveram ao tempo em boas condições. Ele já abrigou uma penitenciária geral, uma prisão feminina e um campo militar.

A prisão foi fechada em 1999 e ficou vazia até 2006, quando o prédio foi comprado pelos donos do hostel.

As paredes são decoradas com quadros pintados na época do fechamento da penitenciária. Os hóspedes também podem ver, em uma sala, desenhos feitos por um prisioneiro que “morou” lá.
Hóspedes no albergue da juventude Jailhouse Acommodation, na Nova Zelândia (Foto: Divulgação/Jailhouse)Hóspedes no Jailhouse Acommodation, na Nova Zelândia (Foto: Divulgação/Jailhouse)



Hostel Celica- Liubiana (Eslovênia)
Quando se transformou em hostel, em 2003, o edifício que abrigou uma prisão militar por mais de cem anos foi renovado com a ajuda de 80 artistas de todo o mundo.
Cada uma das 20 celas foi decorada de forma única, e o térreo ganhou uma galeria de arte.

A prisão, construída em 1882, foi desativada em 1991, quando a Eslovênia ficou independente depois de se separar da antiga Iugoslávia.
Fachada e quarto do Hostel Celica, na Eslovênia (Foto: Divulgação/Celica)Fachada e quarto do Hostel Celica, na Eslovênia (Foto: Divulgação/Celica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário