MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Projeto ecológico promove replantio de mudas da Mata Atlântica em AL


Estudantes replantaram árvores na Semana do Meio Ambiente.
Projeto de usina em São Miguel dos Campos tem parceria com a Ufal.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Um projeto de recuperação da mata ciliar promove o replantio de mudas da Mata Atlântica em uma área próxima ao Rio São Miguel, no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas. A iniciativa, que é de uma usina da região, acontece há seis anos para reflorestar uma área de quase 90 hectares atingida pelo desmatamento.
Na Semana do Meio Ambiente, estudantes participaram do replantio na área. “Tem que preservar o meio ambiente”, ressaltou o estudante Antônio Lopes, de 8 anos.
A coordenadora ambiental da usina, Maria de Fátima Araújo, o trabalho é feito em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Hoje chegamos na margem do Rio São Miguel porque queremos conscientizar a comunidade de que aqui não pode haver lixo”, explicou.
O pesquisador da Ufal, Ulisses Cortês, disse que os estudos descobriram a possibilidade de utilizar as plantas na mata ciliar e levá-las para uma área da usina e transformá-las em mudas. “Já plantamos mais de 300 mil mudas dentro das nossas três unidades”, disse.
As mudas são retiradas da mata de uma área dentro da própria usina. São 3.200 hectares, que reservam uma grande diversidade de espécies. O replantio exige planejamento. O processo de produção das mudas envolve adaptações estruturais e funcionais para só depois serem plantadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário