MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de junho de 2013

Trabalhadores do Piauí participaram do Grito da Terra em Brasília


Segundo a FETAG, foram 66 piauienses divididos por regiões do estado.
Grito da Terra Brasil deste ano teve o lema '50 Anos de Luta'.

Do G1 PI

O Grito da Terra Brasil de 2013 foi realizado em Brasília no final do mês de maio deste ano. O Piauí levou a sua caravana à Brasília para reivindicar os seus direitos junto aos mais altos patamares do poder público em nosso país.

De acordo com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Piauí (FETAG), foi através de reivindicações do Grito da Terra Brasil que milhares de trabalhadores rurais tiveram acesso à linhas de crédito.
“Nossa caravana foi composta por 90 trabalhadores rurais de todo o estado. A classe só consegue benefícios quando se une para manifestar e apresentar as dificuldades”, disse.

A redução da carência do Salário Maternidade também foi uma reivindicação do GTB que era de 12 meses. Hoje a trabalhadora rural assegurada especial passou a cumprir a carência de 10 meses anterior a data do nascimento da criança. Houve também a melhoria habitacional para os assentamentos, a ampliação do teto do PRONAF-A, a elevação do teto da habitação, e as renegociações das dívidas dos trabalhadores rurais agricultores familiares.

Segundo Manoel Simão, secretário da FETAG-PI, os trabalhadores rurais participantes, foram divididos por regiões. “Sabemos que a região norte sofre com as enchentes, mas nossa estratégia foi levar ônibus, para reivindicar recurso em ajuda às famílias rurais do estado atingidas pelas fortes chuvas e a falta dela”, disse.

“Esperamos que os companheiros (as) tenham interesse em participar, pois é através do GTB, que nós conseguimos avançar na melhoria e na qualidade  de vida do homem e da mulher do  campo. A exemplo dos programas de financiamento da agricultura familiar, a melhoria habitacional, educação no campo, a organização das mulheres, o PRONAF mulher, a juventude rural, e a  previdência social”, explica.

O Grito da Terra Brasil deste ano, cujo lema é '50 Anos de Luta por: Reforma Agrária, Sustentabilidade, Trabalho e Dignidade no Campo', apresentou ao governo uma pauta de reivindicações com 66 itens. Dentre eles, estão: desapropriar terras para fins de reforma agrária, possibilitando o assentamento de pelo menos 100 mil novas famílias

Nenhum comentário:

Postar um comentário