MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de junho de 2013

Agricultores aprendem técnicas de cultivo de alimentos sem agrotóxicos


Produtores acompanhados de técnicos conheceram etapas da produção.
Famílias seguem empolgadas com o aprendizado das novas técnicas.

Do G1 PI

Na semana dos alimentos orgânicos foi realizado um dia de campo no assentamento Santana Nossa Esperança, Zona Rural de Teresina. Agrônomos e fiscais do Ministério da Agricultura  ensinaram técnicas de cultivo de alimentos sem agrotóxicos.

Os moradores ficaram de olhos atentos a com cada explicação dos técnicos. Os agricultores aprenderam novas técnicas de plantio. Segundo Adriana Barreto, fiscal do Ministério da Agricultura, o foco estava no cultivo de alimentos orgânicos e contou com a colaboração de engenheiros agrônomos e outros profissionais da área.
“Estamos tentando dar um apoio repassando práticas sustentáveis. Eles irão produzir os produtos na própria região sem trazer insumos externos à área de produção”, falou.

O encontro não ficou apenas na teoria. No dia de campo os agricultores acompanhados de técnicos puderam conhecer outras etapas da produção orgânica. De acordo com o engenheiro agrônomo Geyson Coutinho, através do treinamento os produtores conseguirão melhorar a produção. “Com essas práticas os alimentos produzidos na região terá mais qualidade. Estamos trabalhando a questão da compostagem, com organismos modificados e a carbonização da casca de arroz”, explicou.

No assentamento, vários agricultores já cultivam os orgânicos. Francisco Alves da Silva, já está na atividade há seis meses e em pouco tempo pôde perceber as vantagens. “O pessoal da capital está vindo comprar aqui. Assim o  nosso produto está sendo mais valorizado”, revelou o agricultor.

Felizes com a iniciativa e com a oportunidade de aprender mais e melhorar a produção, as famílias dos agricultores seguem empolgadas com o aprendizado das novas técnicas na certeza de colherem os benefícios. “Quando chegou a carbonização e a compostagem ficamos espantados no início, mas depois pegamos a prática e podemos ver que a técnica é boa”, afirmou a agricultora Teresa de Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário