MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de junho de 2013

Sanfona dá o ritmo e tom à primeira orquestra de sanfoneiros de Teresina


Orquestra Sanfônica de Teresina recebeu o nome de “Seu Dominguinhos”.
O nome da orquestra é uma homenagem ao músico nordestino.

Gilcilene Araújo Do G1 PI

A sanfona é o principal instrumento da orquestra “ Seu Domingos” de Teresina. Lançada há uma semana, os sanfoneiros da primeira Orquestra Sanfônica da capital comemoraram a repercussão do grupo formado por 20 sanfoneiros, além dos músicos de apoio que tocam contra-baixo, zabumba, pandeiro e triângulo.

O grupo foi lançado oficialmente na sexta-feira (24), durante a apresentação da programação junina da Prefeitura de Teresina. O nome da orquestra é uma homenagem ao músico Dominguinhos, referência nacional no gênero.
Orquestra de sanfoneiros promete encantar durante as festa juninas (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Orquestra de sanfoneiros promete encantar durante as festa juninas (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

O grupo tem apresentações agendadas em cidades do interior e na capital.  O primeiro espetáculo fora de Teresina acontecerá no dia 7 de junho em Campo Maior, Norte do estado.

Segundo o maestro Ivan Silva, os ensaios começaram há cerca de dois meses e foram realizados duas vezes por semana no Palácio da Música. Para ele, uma das dificuldades nos ensaios era a falta de teoria musical dos sanfoneiros.

“Eles já tocam sanfona há muito tempo e o complicado foi organizar a função de cada um, principalmente porque eles não entendiam teoria musical, mas no final deu tudo certo. Nós vamos adaptar grandes clássicos ao estilo nordestino”, disse o maestro.
A orquestra conta com músicos de Teresina, Campo Maior e União. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)A orquestra conta com músicos de Teresina, Campo Maior e União. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

A orquestra conta com músicos de Teresina e de algumas cidades do interior, como Campo Maior e União. Além da diversidade de estilos, o grupo chama atenção também pela variedade de idades. Isac do Acordeon, com apenas 10 anos, toca junto com o veterano Romeu Rodrigues que tem 60 anos, 40 deles dedicados à sanfona.
  •  
Isac do Acordeon é sanfoneiro mais novo do grupo (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Isac do Acordeon é sanfoneiro mais novo do grupo
(Foto: Gilcilene Araújo/G1)
“Participar deste grupo é uma honra, além de uma grande oportunidade para divulgarmos nosso trabalho que estava esquecido. Através da orquestra sânfonica, resgataremos a cultura nordestina”, afirmou Romeu Rodrigues.
O pequeno Isac do Acordeon comemorou a participação na orquestra. "Estou feliz porque não tinha muitos lugares para eu me apresentar e com a criação do grupo teremos muitas apresentações", falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário