MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de junho de 2013

No Pará, índios da etnia Munduruku aprendem a beneficiar copaíba


Oficina de capacitação começa nesta segunda, 17, e segue até quarta, 19.
Extrativistas da Floresta Nacional do Crepori também podem participar.

Do G1 PA

Indígenas da etnia Munduruku da região do Rio das Tropas, em Jacareacanga, no oeste do Pará, e extrativistas que residem na Floresta Nacional (Flona) do Crepori, participam de uma capacitação para beneficiamento de copaíba a partir desta segunda-feira (17).
O objetivo do curso é capacitar 40 alunos com aulas teóricas e práticas, ensinando como trabalhar o manejo adequado das árvores, extração do óleo, armazenamento e as demais etapas do processo de produção e comercialização da copaíba.
Segundo engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) Thyago Leão, a oficina no manejo da copaíba e de outras essências também garante a preservação das áreas com a floresta em pé. “Caso não tivéssemos conseguido fazer a capacitação, a floresta seria destinada para o manejo sustentável. Assim preservamos e garantimos o uso por tempo indeterminado”.
Ainda de acordo com a Emater, a copaíba produzida na região de Jacareacanga é negociada diretamente com uma empresa multinacional para a fabricação de cosméticos e alimentos. A essência é vendida, atualmente, por R$ 25/kg.
Um levantamento das áreas de produção também será feito para identificar o número de árvores, produção anual por área e qualidade do óleo coletado. O diagnóstico também subsidiará a equipe técnica com dados que ajudarão no processo de certificação orgânica das árvores nativas.
A capacitação é oferecida pela Emater, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a prefeitura municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário