MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Por delimitação de terras, índios ocupam sede do PT no Paraná

Manifestação também ocorreu no interior, com bloqueio da BR-373.
Protestos surtem efeito e índios marcam reunião com ministros, em Brasília.

Bibiana Dionísio e Cassiane Seghatti Do G1 PR

Cerca de 30 índios ficaram na sede do Diretório Estadual do PT, no Paraná, por oito horas nesta segunda-feira (3) (Foto: Reprodução/ RPC TV)Cerca de 30 índios ficaram na sede do Diretório Estadual
do PT, no Paraná, por oito horas nesta segunda-feira (3)
(Foto: Reprodução/ RPC TV)
A sede do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), em Curitiba, foi ocupada por aproximadamente 30 índios nesta segunda-feira (3). Os indígenas ficaram no diretório durante oito horas. Em nota, o PT afirmou que as atividades foram suspensas.

O protesto surtiu efeitos, uma vez que os índios paranaenses conseguiram uma reunião com ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília, na terça-feira (11), às 15h.

Os indígenas são contra a determinação da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, de retirar o poder da Fundação Nacional do Índio (Funai) de definir o que é uma terra indígena. A Casa Civil pediu ao Ministério da Justiça a suspensão de estudos da Funai, em razão de divergências entre o estudo apresentado pelo órgão e a Embrapa local.
A determinação do governo, segundo informou a Casa Civil, é ouvir todos os órgãos envolvidos na discussão sobre demarcação de terras indígenas no país, sobretudo por envolver conflitos de interesses.

“A gente ficou surpreso com a fala dela. Tem a situação do Mato Grosso do Sul e no Paraná é igual. Aqui, corre risco de reintegração de posse e pode ter um conflito com morte também. Queremos uma solução, diálogo, planejar e pensar em uma maneira que fique bom para todos”, afirmou o cacique Cretã.

A determinação da ministra suspende o trâmite de 11 processos de delimitação no estado. De acordo com o cacique, atualmente, existem 18.600 indígenas no Paraná sendo que cerca de 3.000 vivem alojados, ou seja, não estão em uma área reconhecida como indígena. Este grupo, disse Cretã, aguarda a definição sobre estes 11 processos.

“No Brasil tudo é lento. É histórico. Na questão indígena é muito lento, se arrasta e não se definir. Quando não é governo, é o ministro ou éo presidente que  não assina a homologação. O governo tem que botar na cabeça e resolver. Não pode ficar com a caneta e não ‘canetiar’. O ministro tem que levantar do banco e começar a assinar, a dar encaminhamento para demarcação de terra’’, disse o cacique.

No interior, índios bloquearam rodovias
Os índios também se mobilizaram no interior do Paraná. Em Chopinzinho, no sudoeste do estado, os índios interditaram dois pontos da BR-373 durante a manhã e à tarde desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os KM 441 e 460 foram bloqueados das 9h às 10h30 e das 13h30 às 15h. Durante os protestos, houve registro de dois quilômetros de filas.

Ainda de acordo com a PRF, aproximadamente 90 indígenas participaram do protesto nos dois pontos. Em um deles, eles coloram um tronco de uma árvore e no outro uma máquina pesada. A polícia informou que os manifestantes deixavam passar apenas ambulâncias e pessoas que tinham consultas médicas agendadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário