MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de junho de 2013

Cachoeira começa festejos pela Independência

Cristina Santos Pita A TARDE

  • Mila Cordeiro | Ag. A TARDE
    Separada pela ponte dom Pedro II de São Félix, Cachoeira teve papel importante no 2 de Julho
A cidade de Cachoeira (a 110 km de Salvador) inicia neste sábado, 1, as festividades pelos 191 anos de sua independência do domínio de Portugal. As comemorações  também marcam a abertura das celebrações em homenagem ao Dois de Julho no Recôncavo baiano.

As festividades começam às 19h30, em frente o prédio da Câmara de Vereadores, com a tradicional levada dos mastros por autoridades e populares para os bairros do Caquende e Ponta da Calçada, onde serão fincados e permanecerão até o final das comemorações.
O ato simboliza a delimitação do território livre de Cachoeira do domínio de Portugal, após a proclamação pela Câmara de Vereadores de Cachoeira do príncipe D. Pedro como regente do Brasil, em 25 de junho de 1822.
História
A programação cívica, que começa neste sábado, relembra os atos heróicos dos cachoeiranos, que em 1822 enfrentaram com armas os soldados portugueses comandados pelo general Madeira de Melo. O objetivo era sufocar o movimento insurrecional instalado na então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira contra a ocupação dos portugueses.
Considerada a mais importante Vila da Bahia daquela época, Cachoeira foi sede das forças revolucionárias pela Independência da Bahia.
Pelos feitos heróicos de seu povo, o imperador D. Pedro I, em 1837, elevou a antiga Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, à categoria de cidade com a denominação de Heróica Cidade da Cachoeira. E a cada 25 de Junho, a capital do Estado é transferida para cidade, de acordo com a Lei 10.695/07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário