MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Artistas iguaisenses se apresentam em Itabuna


Na noite de ontem (06), integrantes da Quadrilha No Lume da Fogueira, O grupo folclórico de Joaquim Lacerda, com a manifestação da pila do café e o vaqueiro aboiador Zé de Tito se apresentaram no II Sarau no teatro Zélia Lessa na cidade de Itabuna, sob a coordenação do diretor de cultura do município de Iguaí, Magno Vieira. Foram apresentações que realmente fizeram o público presente aplaudir de pé, ao se identificar com os artistas que se apresentaram no evento.
Zé de Tito foi um dos representantes de Iguaí no evento (Foto: Luan Soares) Zé de Tito foi um dos representantes de Iguaí no evento
(Foto: Luan Soares)
O Teatro Zélia Lessa foi construído em 1986 , no governo Ubaldo Dantas, ao se perceber a necessidade de um espaço destinado especificamente à classe artística. Desde o dia 19 de julho de 2011, por meio de um decreto municipal, o então prefeito José Nilton Azevedo passou a administração do espaço para a Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate), que vem desenvolvendo diversas atividades culturais, como: oficinas de capoeira, dança, teatro e literatura, lançamento de livros etc.
Evento reuniu artistas de Iguaí e da região grapiúna (Foto: Luan Soares) Evento reuniu artistas de Iguaí e da região grapiúna (Foto: Luan Soares)
Além disso, no espaço já aconteceram eventos de grande importância, como a comemoração dos 100 anos de Jorge Amado; a posse de acadêmicos da Academia Grapiúna de Letras (Agral); o lançamento do Cineclube Grapiúna Mario Gusmão; a apresentação do Coral Cantores de Orfeu, sob o comando da maestrina Zélia Lessa; o projeto Boca da Noite, com violeiros de diversas cidades; a apresentação da dupla holandesa Duo Bemtevi, além do seminário que discutiu a implementação do Conselho Municipal de Cultura, com a presença de representantes do Governo do Estado e a criação do  Fórum Municipal de Cultura.
A Acate administra esse equipamento cultural sem recursos do município, estado ou união. O  espaço está aberto a grupos de diversos segmentos da sociedade, cabendo apenas agendamento antecipado.
Além dos grupos de Iguaí, aconteceram, também, apresentações de vários artistas da região grapiúna como Gal Macuco, Eva Lima , Jéferson Sousa (ganhador Do Prêmio TAL- Tempos de Arte Literária 2012), dentre outros.

Por Luan Soares

Um comentário:

  1. Nós da Diretoria de Cultura do município de Iguaí, juntamente com o prefeito Murilo Veiga nos sentimos honrados em podermos fortalecer as redes culturais, dando assim, legitimidade à identidade cultural e diversa do estado da Bahia.

    ResponderExcluir