MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Holanda deve indenizar vendedores de maconha


Cartão do governo limitou entrada nos 'coffee shops' e causou prejuízos.
Valor da indenização ainda não foi definido por tribunal.

Da France Presse

Foto de 31 de outubro mostra fachada de coffee shop em Amsterdã (Foto: Nathalie Magniez/AFP)Foto de 31 de outubro mostra fachada de coffee shop em Amsterdã (Foto: Nathalie Magniez/AFP)
O governo holandês deverá indenizar os "coffee shops", os estabelecimentos que vendem maconha, do sul do país pelas perdas provocadas pela criação do "cartão cannabis" em 2012, indicou nesta quarta-feira o tribunal de Haia.
O "cartão cannabis" entrou em vigor em 1º de maio de 2012. Este cartão limita o acesso aos 'coffee shops' aos residentes do país, transformando-os em clubes privados com acesso restrito e inscrição prévia.
Com a inscrição obrigatória, "os coffee shops do sul do país sofreram perdas financeiras por vários meses, já que seus clientes se sentiram intimidados", ressaltou o tribunal em um comunicado.
O governo holandês deve indenizar os proprietários desses estabelecimentos em um montante ainda não determinado.
No entanto, o tribunal afirmou que a proibição da venda a não residentes é legal.
"Esta medida visa reduzir o turismo das drogas" e não é contrário ao direito europeu, justificou o tribunal.
O objetivo do "cartão cannabis" foi frear os distúrbios ligados ao turismo da droga, como a violência, engarrafamentos e venda ilegal de entorpecentes.
Embora a maconha seja tecnicamente ilegal na Holanda, o país descriminalizou a posse de menos de cinco gramas em 1976 sob uma política de tolerância, mas a droga só pode ser vendida em cafés especializados, os 'coffe shops'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário