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quinta-feira, 6 de junho de 2013

Garoto anuncia Chocolate da Copa 'feito a 200 mil mãos'


Internautas criaram a receita e estão finalizando a embalagem.
Garoto assinou com Fifa e CBF para ser o chocolate oficial do Mundial.

Lilian Quaino Do G1, no Rio

O Chocolate da Copa, com o Fuleco em ação (Foto: Divulgação/Garoto)O Chocolate da Copa, com o Fuleco em ação.
A embalagem ainda está sendo criada pelos
internautas (Foto: Divulgação/Garoto)
O chocolate oficial da Copa já está pronto: chocolate ao leite, caramelo e castanha de caju, numa barra de 30 gramas com o Fuleco, o mascote, em alto relevo. Agora só falta a embalagem, que está sendo desenvolvida da mesma forma que foi criado o Chocolate da Copa: pelos internautas frequentadores da fan page da Garoto, uma das patrocinadoras do Mundial. Em outubro ou novembro, o Chocolate da Copa já estará à venda, estima David Pinski, gerente de Marketing da Garoto.
A Garoto tem apostado nas mídias sociais para fortalecer seus laços com os consumidores, com os quais dividiu a tarefa saborosa de criar o chocolate oficial da Copa. A fan page da marca de chocolates tem um ano e mais de 4 milhões de fãs.
“Estamos rumando para atingir a marca de 5 milhões antes da Copa das Confederações. Temos uma marca muito democrática, que chega a lares de brasileiros de todas as idades e classes sociais. O crescimento da fan page é um reconhecimento de que as pessoas querem ter contato com a marca e saber das novidades. É o que a gente tem feito. Para nós, é muito bacana ter esse canal de acesso para informar o que a gente tem feito e receber um feedback do que as pessoas do que mais gostam”, afirma Pinski.
A ideia de pedir a ajuda dos fãs da marca para criar o chocolate da Copa surgiu a partir de promoções semelhantes oferecidas na fan page.
“O conceito era ser o chocolate da Copa do Mundo e como a Copa do Mundo não é da Garoto, é de todo mundo, e a gente curtiu bastante a possibilidade que a gente tinha para perguntar aos consumidores qual seria esse produto. Oferecemos algumas alternativas de combinações de sabores e ingredientes e mais de  cem mil pessoas votaram e escolheram esse sabor que ficou muito bom. Foi uma receita feita a 200 mil mãos”, brinca Pinski.
O executivo explica que todo o processo de criação do Chocolate da Copa foi discutido com a Fifa, desde o conceito, o processo de votação, e as diferentes poses do Fuleco. Ele ressalta que o Chocolate da Copa será ainda uma boa opção para os turistas levarem para casa   como recordação ou para dar de presente: um doce com sabor bem brasileiro.
O novo Talento: chocolate branco, castanha-do-pará e o símbolo do Mundial da Fifa (Foto: Lilian Quaino/G1)O novo Talento: chocolate branco, castanha-do-pará e o símbolo do Mundial da Fifa (Foto: Lilian Quaino/G1)
De acordo com o gerente-executivo de Marketing da Chocolates Garoto, André Barros, o apoio à Copa das Confederações e à Copa do Mundo representa um momento importante no investimento da marca brasileira, “que vai mostrar sua força não só para o país, mas para o mundo”, e confirma a ligação da marca com o esporte.
“É o maior investimento em marketing da história da Garoto. São cerca de R$ 200 milhões em ações de mídia, redes sociais e desenvolvimento de novos produtos. A Garoto tem exclusividade em venda de chocolates e sorvetes nos estádios durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo”, explicou.
Os produtos da Garoto já vestem a camisa amarela da Seleção. O primeiro a ter o selo da Copa em sua embalagem é o novo sabor da linha Talento, na versão brasileiríssima de chocolate branco com castanha-do-pará e coco, que estará nos postos de venda até o próximo dia 15.
A Copa do Mundo não é da Garoto, é de todo mundo"
David Pinski
Participação de mercado
A Chocolates Garoto, fica em Vila Velha, no Espírito Santo, é considerada a maior fábrica de chocolates da América Latina. A meta da empresa é elevar a participação de mercado (marketing share) para até 26% até a Copa de 2014; a Garoto informou ter fechado 2012 com share de 21%. Em anos anteriores, a participação da marca já chegou a 23%.
Entre seus produtos estão ovos de Páscoa, bombons, tabletes e coberturas de chocolate para uso culinário e sorvetes, segmento iniciado em 2007 com as principais marcas transformadas em picolés e cones.
Pertencente ao grupo Nestlé, a Garoto fechou em janeiro contrato com a Fifa e com CBF para ser o chocolate oficial da Copa e da seleção brasileira e anunciou que o investimento total em marketing em 2013, incluindo patrocínios, ativações e mídia, chegará a R$ 200 milhões.
Os valores do contrato da Garoto com a Fifa e a CBF não foram divulgados. Com o patrocínio, a marca têm direito de usar o escudo da Seleção Brasileira e fazer promoções relacionadas à equipe nacional.

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