MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de junho de 2013

Conflito entre índios e fazendeiros de MS movimenta Brasília


Ministérios estão em negociação pelos conflitos de terra.
Demarcação de área foi tema de reunião.

Do Globo Rural

Os ministros da Justiça e da Advocacia-Geral da União se reuniram com a corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. A portas fechadas, eles discutiram o conflito na Fazenda Buriti.
A demarcação também foi tema de uma reunião entre a ministra-Chefe da Casa Civil, representantes do ministério do Desenvolvimento Agrário e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
A ministra Gleisi Hoffmann disse que o governo quer acabar com os impasses nas novas demarcações, que com frequência vão parar na Justiça. O procedimento, a partir de agora, vai considerar não só o laudo da Funai, mas também o de outros órgãos, entre eles o Incra, a Embrapa e os ministérios do Desenvolvimento Social e da Justiça.
A CNBB se mostrou preocupada com a mudança no procedimento de demarcação de terras.
A mudança no processo de demarcação gerou protestos no Rio Grande do Sul na segunda-feira (03). Os índios bloquearam três rodovias no norte do estado e usaram pedaços de árvores, pedras e até tratores para impedir a passagem dos carros.
Na quinta-feira (06), os índios terenas vão à Brasília se encontrar com os ministros. Na próxima semana, o governo volta a se reunir com o Conselho Nacional de Justiça para tratar a questão da demarcação de terras em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário