MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Apenas 3% da soja do mundo é certificada, diz estudo da KPMG


Em relação ao café, a certificação já abrange 16% da produção mundial.
Produção está comumente ligada ao desmatamento.

Do Valor OnLine

Apenas 3% da soja do mundo é certificada de acordo com algum padrão para promoção de uma produção mais responsável, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (3) pela KPMG International.
Intitulado "O mapa do caminho para uma soja responsável: abordagens para elevar a certificação e reduzir riscos", o documento afirma que o grão ainda está bem atrás quando comparado a outras commodities agrícolas com nível de certificação muito mais alto. Segundo o estudo, a produção de whitefish (um tipo de peixe comum no Hemisfério Norte) já é 50% certificada. Em relação ao café, a certificação já abrange 16% do grão produzido mundialmente, enquanto que no óleo de palma atinge 14%.
O estudo – realizado em parceria com a Sustainable Trade Initiative (IDH), WWF, FMO (agência de financiamento ao desenvolvimento da Holanda) e o International Finance Corporation (IFC, braço de investimento do setor privado do Banco Mundial) – identifica as barreiras que impedem o crescimento da certificação da produção de soja e propõe um plano de ação.
Entre essas barreiras estão a disponibilidade desigual de certificação e os custos altos, que muitos produtores não conseguem arcar. Alerta também para a falta de incentivos financeiros que encorajem a certificação do produto. "O payback médio para o produtor rural que busca a certificação é de três anos", diz o estudo. "Para fazendas maiores, mais preparadas, é de até um ano".
A fraca demanda do mercado por certificação é outro entrave importante. A China, maior importador mundial de soja, em geral não requer protocolos socioambientais.
De acordo com Jerwin Tholen, da KPMG, "a indústria de alimentos, de ração animal e de biocombustíveis enfrentam riscos maiores com a demora nesse processo". Por isso, "recomendamos às empresas que avaliem o assunto e seu potencial impacto, e desenvolvam uma estratégia em resposta e um plano de ação".
Esses potenciais impactos aos negócios devem-se ao fato de a cadeia da soja estar associada a problemas de ordem ambiental e social. O relatório lembra que a produção da oleaginosa está comumente ligada ao desmatamento e a práticas trabalhistas pobres.
Segundo a organização ambientalista WWF, a produção dessa cultura foi responsável diretamente por pelo menos metade da derrubada de florestas nativas em regiões ameaçadas pelo mundo. "A busca pela certificação ajudaria a reduzir riscos reputacionais e comerciais", diz.
Para Cassio Moreira, coordenador do programa de Agricultura e Meio Ambiente do WWF Brasil, a produção de soja, na forma atual, tem sido altamente questionável. "A soja foi identificada como um fator-chave para a destruição do Cerrado brasileiro, a savana biologicamente mais rica no mundo, e pelas florestas tropicais. Além disso,as condições trabalhistas nas lavouras de soja da América Latina e países emergentes da Ásia também têm sido criticados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário