MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Alimentação equilibrada reduz risco de diabetes, dizem médicos


No mundo todo, 27 de junho é dedicado aos portadores da doença.
Assunto foi tema de reportagem do Bom Dia MS desta quinta-feira (27).

Do G1 MS

No mundo todo, o dia 27 de junho é dedicado aos portadores do diabetes. De acordo com estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Brasil é o quinto colocado na lista de países com maior número de diabéticos: 7,5 milhões de pessoas contraíram a doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, Campo Grande tem 5,8% da população adulta e idosa com diabetes tipo 2. Considerando o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual indica que há 23,5 mil moradores da capital sul-mato-grossense maiores de 20 anos com a doença.
O tipo 2 do diabetes atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos. Nesses casos, geralmente o organismo produz insulina, mas a ação dela no corpo é insuficiente. Já o diabetes do tipo 1 é mais comum em crianças e jovens. Além do histórico familiar, a doença pode ser provocada por obesidade ou colesterol alto.
Médicos afirmam que, como medida de prevenção, as pessoas devem praticar exercícios físicos e monitorar os níveis de açúcar no sangue. Cuidados com a alimentação são fundamentais nos dois tipos da doença.
Para manter o equilíbrio calórico nas refeições, nutricionista dão dicas para escolher corretamente os alimentos. Entre as frutas, recomenda-se as com pouco açúcar, como abacaxi e melão. Alimentos integrais também são indicados, pois contêm fibras que dão mais saciedade e ajudam a controlar os níveis de glicose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário