MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pragas estão matando as hortaliças e deixando os produtores no prejuízo


Em Palmas, as constantes chuvas trouxeram problemas com fungos.
Técnico do Ruraltins explica como os produtores podem salvar a produção.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Os produtores de hortaliças de Palmas estão enfrentando problemas com pragas que estão matando a produção. Eles alegam que desconhecem o que está causando a morte das hortaliças. "É um prejuízo para a gente porque não sabemos do que se trata, se é um fungo, ou se é um herbicida que veio de outra roça, jogada de avião", explica o produtor rural Meiramatos Ramos.
Ele tem uma horta de cebolinha, alface e está preocupado porque a produção é a única fonte de renda da familia. "Eu vou ter que replantar a horta para aproveitar o que der, porque para o mercado não tem mais como aproveitar. Só nessa cebola eu calculo um prejuízo de mais de R$ 2 mil", desabafa.
O técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Sanche Saint Hunter, suspeita que a causa do problema é o ataque de fugos. "A gente percebe que o excesso de umidade está favorecendo o crescimento de fungos, além de pragas como a mosca branca e cochonilha", explica.
Segundo o técnico o produtor precisa fazer um controle integrado de pragas, mas ele diz que os vizinhos também precisam cuidar das plantações para que o problema não volte. "Fazer o tratamento com produtos orgânicos, porque como são hortaliças tem que evitar o uso de produtos químicos. E tem que ser semanal para os fungos não se restabelecerem", afirma.
Outra solução para amenizar esse problema seria a construção de uma estufa em todo o espaço da horta. "Com a estufa ele consegue controlar 80% dos problemas que estão acontecendo. A água da chuva que bate no solo contaminado, espirra na folha da alface e ela se contamina e morre. Em um ambiente protegido você tem o controle da umidade", argumenta Hunter.
Mas a essa solução não é fácil. Ramos explica que faltam recursos para montar uma estufa. "É difícil porque a semente é cara e o que você planta, uma parte tem que tirar para o sustento e outra para a manutenção da horta", alega

Nenhum comentário:

Postar um comentário