MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pré-candidatos querem mostrar que também gostam de sair no carnaval


por
Lilian Machado
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA

Embora a campanha eleitoral só comece em junho, a estratégia de aproximação deve ser intensificada pelos pré-candidatos ao governo baiano, neste Carnaval. De olho no Palácio de Ondina, o secretário da Casa Civil, Rui Costa (PT), a senadora Lídice da Mata (PSB), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), o ex-prefeito João Gualberto (PSDB) e o ex-governador Paulo Souto (DEM) irão vestir o abadá de folião e prestigiar a festa ao lado de amigos e aliados políticos.
No camarote, na pipoca ou atrás de blocos populares, a tática é se integrar ao movimento dos circuitos. “Nós somos representantes do povo. Onde ele está é óbvio que a política se manifesta”, reconheceu Lídice. Entretanto, segundo ela, a festa por si só reina.
“Ninguém pode aparecer mais do que o Carnaval. A festa tem importância como relacionamento, mas, além disso, não podemos fazer campanha”, disse. A senadora ainda vai fechar agenda, mas adiantou que vai se dividir entre trabalho, família e diversão. Ficarei com os netos e estarei indo eventualmente à rua. Na segunda-feira vou sair na Mudança do Garcia”, contou, ressaltando que deve evitar muito sol por causa de uma recente cirurgia.
Candidato do governador Jaques Wagner, o secretário da Casa Civil, Rui Costa (PT), também deve se revelar um “festeiro”.
Mostrando aproximação com os blocos mais ligados a raízes afrodescendentes, o petista vai participar da saída do Olodum e do Ilê Aiyê, que este ano comemora 40 anos.
No domingo, ele estará no camarote do governador, no Campo Grande.
Tática de aparecer na festa divide postulantes
Já no clima da folia, o ex-governador Paulo Souto deu o primeiro passo ao participar ontem da abertura na Barra, ao lado do prefeito ACM Neto (DEM) e do tucano João Gualberto. “Vou participar de maneira suave, como estou fazendo aqui agora, passeando pelo calçadão da Barra”, disse, demonstrando descontração.
O democrata elogiou a organização da folia. “Eu acho que o Carnaval está evoluindo positivamente com uma preocupação crescente com a maior participação do povo e um maior cuidado com a infraestrutura, que está mais moderna e adequada à festa”. Souto considerou a importância de aparecer, mas frisou: Ninguém pense que vai fazer candidatura aparecendo no Carnaval, mas evidente que uma certa presença ajuda”, pontuou.
Sinalizando que sempre foi um folião, Geddel disse que vai passar pelos “camarotes, ir à praia com a família e sair na pipoca”. “Sempre fiz parte e gostei”, disse. O líder peemedebista desconsiderou que a festividade seja uma oportunidade para aproximar-se do eleitorado. “O eleitor não está com nenhum tipo de afeição para a política agora”, afirmou.
Potencial candidato a vice na chapa da oposição, o ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto, também acompanhou Neto e Souto ontem à noite. O tucano confessou que sempre prestigiou a festa não apenas como folião, mas como empresário que ajudava a construir a estrutura da folia. “Sempre participei, independente de política. No primeiro governo de Lídice ganhamos a licitação para construir camarotes”, disse, discordando da negativa da senadora sobre a ampliação das estruturas. “A cidade é dinâmica. Isso acontece em função do folião que gosta dos camarotes. Essa é uma questão de mercado e a população gosta”, acrescentou.
Gualberto aproveitou para mandar uma mensagem: “Que todos pulem e brinquem muito em paz. Esse será o melhor Carnaval dos últimos anos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário