MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

No Recife, Galo em homenagem ao Movimento Armorial encanta foliões


Escultura de 27 metros celebra Ariano Suassuna e Antonio Nóbrega.
Turistas e recifenses acompanharam montagem, no Centro da capital.

Katherine Coutinho Do G1 PE

Curiosos e apaixonados pela folia registram a montagem do Galo da Madrugada (Foto: Katherine Coutinho/G1)Curiosos e apaixonados pela folia registram a montagem do Galo da Madrugada (Foto: Katherine Coutinho/G1)
A montagem da escultura do Galo da Madrugada na Ponte Duarte Coelho, na região central do Recife, nesta quinta-feira (27), reúne apaixonados pela folia e curiosos, que registram com câmeras e celulares o trabalho dos técnicos, responsáveis por colocar o gigante de 27 metros de pé. Neste ano, o Galo será o ‘Palhaço Armorial’, em referência aos homenageados do carnaval deste ano – o escritor Ariano Suassuna e o multiartista Antônio Carlos Nóbrega.
Amigas só saem quando Galo começa a ser erguido (Foto: Katherine Coutinho/G1)Amigas só saem do Centro quando Galo começa a ser
erguido (Foto: Katherine Coutinho/G1)
As amigas Socorro Barbosa e Graça Santiago se encontram, todos os anos, logo cedo, para ver a montagem da escultura. Apaixonadas pela folia -  e em especial pelo Galo da Madrugada -, já perderam as contas de quantas vezes acompanharam o processo. Registrar passo a passo da montagem é uma paixão antiga. “Não existe carnaval se não houver esse galo na ponte. Eu acho que ele é montado muito tarde, era pra ser antes, uma semana”, acredita Graça.
Sempre atenta aos detalhes de cada ano, Socorro logo reconheceu as referências aos homenageados do carnaval, como as sombrinhas de frevo e a rabeca de Antônio Nóbrega. O fraque vestido pelo Maestro da Ponte neste ano é uma referência ao Mestre Siduca, personagem criado pelo multiartista. “Quem é daqui, sempre acaba reconhecendo. E esse ano ele está ainda mais bonito”, diz Socorro, prometendo acompanhar o gigante até que ele fique de pé.
Paula Ceará sai mais cedo do trabalho para acompanhar montagem (Foto: Katherine Coutinho/G1)Paula Ceará sai mais cedo do trabalho para acompanhar
a montagem (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Quem também não perde um ano a montagem do gigante é a gestora de recursos humanos Paula Ceará, que brinca no bloco há 17 anos. “Eu sou do Ceará e moro no Recife há 14 anos. Eu sou apaixonada pelo galo. Eu saio mais cedo um pouco do trabalho só para acompanhar ele subindo. É um momento mágico, ele transmite muita alegria”, afirma Paula, que ainda fez questão de investir em um acessório em homenagem ao Galo.
A escultura foi criada pelo artista plástico Sávio Araújo. As estamparias lembrando a arte rupestre fazem a ligação com Suassuna. Os botões do fraque tem forma de clavas de saxofone e as esporas são em forma de pistões. A alegria das cores chamou a atenção do estudante Albérico Flávio, que registrou o momento e mandou para os amigos, em Pesqueira. “A medida que o Galo se levanta, quem ama o carnaval vai sentindo uma alegria ainda maior”, acredita.
A face do Galo é de fibra de coco, com uma grande interna de ferro, onde são montadas as estruturas de forma sobreposta, permitindo a passagem do ar. Como virou tradição nos últimos anos, o Maestro da Ponte deve cantar frevos e dançar, girando em volta de si mesmo no Sábado de Zé Pereira (1º).
Caristeia vem pela primeira vez ver o carnaval de Pernambuco e se encontou pelo Galo (Foto: Katherine Coutinho/G1)Caristeia veio pela primeira vez ver o carnaval de
PE e se encontrou pelo Galo (Foto: Katherine Coutinho/G1)
A administradora baiana Caristéia Silva Santos  e o administrador paraibano Auri Batista se encantaram com a beleza da escultura. “Não fazia ideia de que era tão bonito ou tão grande”, confessa a administradora, ressaltando que está animada para conhecer o carnaval de Pernambuco. “Na Bahia, é um carnaval de camarote, não tem essa coisa de rua daqui. Aqui é uma festa do povo”, acredita Auri.
A previsão é que o Maestro da Ponte fique pronto até o fim da tarde desta quinta. Para o professor paulista Renato Yoshikawa, o clima já é de carnaval. “Quando você fica aqui acompanhando, conhece várias pessoas. A montagem já é carnaval, já é festa”, defende Renato, que veio pelo terceiro ano conferir o carnaval em Pernambuco.
Cada um que passa pela Ponte Duarte Coelho faz nem que seja um rápido registro do Galo (Foto: Katherine Coutinho/G1)Cada um que passa pela Ponte Duarte Coelho faz questao de registrar o Galo (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Trânsito
Devido à montagem do Galo da Madrugada, o trânsito foi interrompido na Ponte Duarte Coelho. Enquanto a alegoria estiver no local, o tráfego é desviado pela Rua da Aurora, depois pela Riachuelo e Hospício, retornando então para a Avenida Conde da Boa Vista. A montagem da estrutura também altera o itinerário de 123 linhas de ônibus que circulam no Centro. Por isso, o Grande Recife Consórcio de Transporte implantou 23 paradas provisórias distribuídas pela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário