MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Esquema de segurança da folia em PE terá Central de Plantões 24 horas


Segundo SDS, 14.267 policiais, peritos e bombeiros vão atuar no carnaval.
Monitoramento será reforçado com 535 câmeras e dois helicópteros.

Katherine Coutinho Do G1 PE

Montagem do Galo da Madrugada altera trânsito no Centro do Recife (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Segurança no Galo da Madrugada terá 3.956 PMs e 316 policiais civis, além de 1.415 bombeiros (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
O carnaval em Pernambuco vai contar com 14.267 policiais civis e militares, peritos e bombeiros, que vão atuar nos quatro dias de folia, além do monitoramento de 535 câmeras e dois helicópteros. Uma das novidades deste ano é a Central de Plantões 24 horas, montada para agilizar registros de flagrantes e termos circunstanciados de ocorrência feitos pela Polícia Militar. O esquema especial de segurança para o Reinado de Momo foi divulgado, nesta quinta-feira (27), na sede da Secretaria de Defesa Social, bairro de Santo Amaro, área central do Recife.
A Central de Plantão vai funcionar na esquina da Rua Odorico Mendes com a Avenida Agamenon Magalhães, na área central da capital, com cinco equipes de delegados, escrivães e agentes. “Todos os flagrantes da capital [feitos por policiais] vão para a central durante o carnaval, essa é a prova de fogo. A inauguração oficial acontece após o carnaval. Essa é uma forma de otimizar. Tínhamos uma delegacia com três flagrantes para fazer e outra com nenhum, com isso agilizamos o trabalho”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Em caso de necessidade, a população deve procurar a delegacia mais próxima de casa. Os plantões de Rio Branco, Boa Viagem, Água Fria, Afogados e Peixinhos também estarão 24 horas disponíveis para registrar as ocorrências. “O objetivo é agilizar o atendimento. Com isso, as viaturas da Polícia Militar conseguem retornar para as ruas mais rapidamente”, explicou o chefe da Polícia Civil, Osvaldo Morais.
A Corregedoria da SDS também vai funcionar em esquema de plantão 24 horas, com apoio do Grupo Tático para Assuntos Correcionais. As denúncias devem ser registradas na sede do órgão, na Avenida Conde da Boa Vista, Centro, em frente ao Atacado dos Presentes.
O Centro de Operações do Carnaval funciona neste ano, mais uma vez, na sede da Agência Estadual da Tecnologia da Informação, no bairro de São José, reunindo SDS, Prefeitura do Recife, Celpe, Metrorec e Grande Recife Consórcio de Transporte. “O Centro faz com que possamos tomar decisões mais rápidas. Ter todas as informações ali agiliza o serviço”, apontou o secretário de Defesa Social.
Esquema especial foi divulgado na Secretaria de Defesa Social (Foto: Katherine Coutinho / G1)Esquema especial foi divulgado na Secretaria de Defesa
Social (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Galo da Madrugada
O esquema especial começa com foco no desfile do Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira (1º). Vão ser 3.956 policiais militares, 316 civis, 1.415 bombeiros e 111 profissionais da Polícia Científica. Cinco delegacias móveis vão estar instaladas ao longo do percurso e dez equipes especializadas reforçam as investigações da Polícia Civil.

Os bombeiros contam também com um software de monitoramento, que registra as ocorrências buscando identificar onde há mais casos. Com isso, a corporação consegue deslocar o efetivo para atuar nas proximidades desses focos. Além disso, o Corpo de Bombeiros mantém um esquema especial ao longo do Rio Capibaribe, com lanchas e moto aquáticas. “Vamos atuar em parceria com a Marinha do Brasil para garantir a segurança de todos”, explicou o comandante dos Bombeiros, coronel Carlos Casanova.

O percurso vai contar com o monitoramento de 33 câmeras e dois postos de comando integrado, um na Estação Central do Metrô e outro no Fórum Thomaz de Aquino. A parceria com o Ministério Público estadual (MPPE) e o Tribunal de Justiça se repete neste ano, com o Juizado do Folião funcionando durante o desfile do Galo. O juizado é responsável por julgar crimes de menor potencial ofensivo, ou seja, com pena inferior a dois anos de prisão.

Folia no Grande Recife
Os outros polos da capital vão contar com 973 policiais militares, 366 civis, 316 bombeiros e 220 profissionais da Polícia Cientifica. Uma das novidades deste ano é Centro de Comando Integrado do Recife Antigo, funcionando no Marco Zero com presença da SDS e da Guarda Municipal. O Bairro do Recife conta com 20 câmeras de monitoramento.

Na Região Metropolitana, o policiamento vai ser feito por 790 militares, 480 civis, além de 316 bombeiros. Além do efetivo utilizado na folia, as rondas usuais e plantões são mantidos com normalidade – esses policiais são extras para o carnaval deste ano.

Como o foco maior da folia é na capital, policiais do interior foram deslocados para a Região Metropolitana. “Esse é o movimento normal. No São João, nós temos o movimento inverso, com policiais da capital sendo deslocados para o interior. Além disso, não tivemos férias durante o mês de fevereiro e durante março, até o dia seis”, explicou o comandante da PM, Carlos Pereira.

Para os polos de folia do interior, vão ser 2.703 policiais militares, 908 civis com plantão em 43 delegacias, além de 329 bombeiros. A cidade de Bezerros, no Agreste do estado, conta ainda com o reforço de uma delegacia móvel devido à festa dos papangus.

A SDS orienta que a população dê preferência para a Delegacia pela Internet para fazer o registro de perda, roubo ou extravio de documentos. O serviço funciona 24 horas, de domingo a domingo, e pode ser acessado pelo site da secretaria.
Confira lista das delegacias de plantão na capital:
Rio Branco (área central do Recife): (81) 3184-350
Ipsep (Zona Sul): (81) 3184-3478
Água Fria (Zona Norte): (81) 3184-3650
Afogados (Zona Oeste): (81) 3184-3496

Nenhum comentário:

Postar um comentário