MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Acre decreta situação de emergência devido cheia do Rio Madeira, em RO


Trecho da BR-364 que liga AC a RO está inundado e estado fica isolado.
PGE reconhece risco de desabastecimento de produtos no Acre.

Rayssa Natani Do G1 AC

BR-364 está inundada devido a cheia do Rio Madeira (Foto: Sérgio Vale/Secom)BR-364 está inundada devido a cheia do Rio Madeira (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A enchente do Rio Madeira, em Porto Velho (RO), que cobre parte da BR-364, levou o governador do Acre, Tião Viana, a decretar situação de emergência na noite desta quarta-feira (26). O trecho da estrada liga o Acre a Rondônia e é a única via de acesso terrestre para o resto do Brasil. Com a inundação, o estado fica isolado.

De acordo com a assessoria do governo, a medida é de segurança e deve garantir maior apoio do Governo Federal em caso de desabastecimento. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) reconheceu que a situação coloca em risco, além do abastecimento de produtos, a saúde e a segurança da população.
"O decreto de situação de emergência traz agumas possibilidades administrativas mais rápidas e eficazes para solucionar possíveis problemas que essa enchente possa trazer", afirma o secretário de Comunicação do Estado, Leonildo Rosas.
O Rio Madeira atingiu a marca de 18,57m nesta terça (26). Para o governador Tião Viana, trata-se de um dos maiores desastres que a Amazônia já viveu. A maior cheia registrada na capital de Rondônia ocorreu em 1997, quando o rio atingiu 17,52 metros.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Acre (PRF-AC), a BR-364 está fechada no período noturno. Durante o dia, só é permitida a passagem de veículos pesados. Ônibus e carros de passeio não estão fazendo a travessia.

Cinco pontos estão alagados nas rodovias federais do território de Rondônia, sendo o quilômetro 158 da BR-364, sentido Porto Velho - Rio Branco, em Jacy-Paraná (RO), o mais crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário