MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Festival de ritmos e sabores do Amapá e da Guiana Francesa


Encontro trouxe pratos típicos do Amapá e da Guiana.
Apresentações musicais aconteceram durante a programação.

Gabriel Dias Do G1 AP

Colombo de porc foi o prato mais pedido pelos amapaenses (Foto: Gabriel Dias/G1)Colombo de porc foi o prato mais pedido pelos amapaenses (Foto: Gabriel Dias/G1)
Os amantes da cultura e da culinária no Amapá puderam apreciar na quinta-feira (27) o 1º Encontro Musical e Gastronômico Guiana e Amapá (Emgulap), que proporcionou ao público na praça Beira Rio, Centro de Macapá, a oportunidade de degustar ao preço de R$ 5, os sabores 10 pratos típicos da Guiana Francesa e do Amapá.
  •  
Muriella Burchert apresentou os pratos aos amapaenses (Foto: Gabriel Dias/G1)Muriella Burchert apresentou os pratos aos
amapaenses (Foto: Gabriel Dias/G1)
A cantora da Guiana Francesa Muriella Burchert, foi responsável por apresentar os pratos típicos do país aos amapaenses. As iguarias com tempero bastante apimentado, variavam entre frango, peixe e porco.
"Trouxemos pratos com temperos bem típicos nossos, como o 'fricasse de poule' que é um frango feito com açúcar, o 'haricots rouges', feijão vermelho, e o 'apimentado de machoiran' que é o peixe apimentado com temperos naturais", explicou Muriella.
Um dos pratos franceses mais pedidos foi o 'colombo de porc', uma iguaria de porco regado ao molho curry que arrancou elogios de quem o saboreou. O empresário José Marra, de 54 anos, que disse ter ficado com água na boca no instante em que provou a iguaria. "Ficou ótimo, apesar do gosto forte e apimentado o sabor diferente é bastante agradável ao paladar", reforçou Marra.
José Marra e a esposa aprovaram a culinária da Guiana Francesa (Foto: Gabriel Dias/G1)José Marra e a esposa aprovaram a culinária da
Guiana Francesa (Foto: Gabriel Dias/G1)
Entre os pratos típicos do Amapá, o público saboreou a maniçoba, o vatapá e o tacacá. O músico francês Jean Duchene experimentou a maniçoba e aprovou a receita. "A mistura dos ingredientes formou um sabor incrível e diferente. Sempre que vier aqui vou comer mais de um prato", elogiou Duchene.

Música
Durante o encontro o público também conferiu os diferentes ritmos da banda Interson e a cantora Muriella Buchert, da Guiana Francesa, Fineias Nelluty e banda Zankerada, grupo Afro-Brasil, e a bateria da escola de samba Piratas da Batucada, do Amapá, misturando os ritmos típicos de cada local.
O músico amapaense e organizador do encontro Fineias Nelluty disse que a  ideia do projeto foi proporcionar um intercâmbio cultural entre o Amapá e outras regiões. “A intenção é trazer a cultura de outros lugares e levar um pouco da nossa para eles também”, reforçou Nelluty.
  •  
Pratos típicos do Amapá agradaram aos franceses (Foto: Gabriel Dias/G1)Pratos típicos do Amapá agradaram aos franceses (Foto: Gabriel Dias/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário