Ação foi feita em parceria entre Justiça, Agepen e secretaria de Educação.
'Quero reconstruir minha vida', diz preso que ajudou na obra.
Escola reformada por detendos da Gameleira (Foto: Juliana Aguiar)
Pintura, jardinagem, reparos elétricos, hidráulicos e de alvenaria
revitalizaram a escola estadual Professora Delmira Ramos Santos, no
bairro Coophavila, em Campo Grande.
A obra foi executada por detentos do presídio da Gameleira. Rodney Vaz
de Lima, 41 anos, foi um dos que participaram. Para ele, o projeto
estimula a fazer planos para quando estiver livre.Suely Silva, uma das coordenadoras do estabelecimento de ensino, disse ao G1 que eram esperadas obras que melhorassem o local, antes sujo e depredado. “Inclusive o comportamento das crianças quanto à conservação do espaço melhorou. Além do benefício aos estudantes, esse projeto permite que o detento se sinta útil e integrado. É uma excelente ideia que deve ser multiplicada”, opina.
“A ação serviu inclusive para diminuir o preconceito que as pessoas têm contra os presos. É uma ótima maneira de reintegrá-los à sociedade”, relata o diretor da escola, Walfrido Machado da Silva.
O projeto que levou os presos a reformar o espaço chama-se “Pintando Educação com Liberdade”. Ele é feito em parceria entre Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário ( Agepen ), Secretaria de Estado de Educação (SED) e pela 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande.
Todos os detentos que participam recebem um salário e têm 10% do valor descontado. A quantia pode ser utilizada para o custeio dos próprios reeducandos, conforme diz a lei. O juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Albino Coimbra Neto, reforçou que a inserção do detento no mercado de trabalho é um incentivo para que ele busque uma vida melhor quando for solto.
“A ideia funciona quando o preso é o protagonista de sua própria ressocialização. É uma ideia simples, mas que com certeza transforma vidas”.
Presos que participaram da reforma de escola pública em Campo Grande (Foto: Juliana Aguiar / G1 MS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário