MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Paranavaí passa a oferecer exames e tratamento de câncer pelo SUS


Cerca de 50 mil pessoas da região noroeste do estado serão beneficiadas.
Atendimentos começaram a ser realizados nesta terça-feira (4).

Do G1 PR

Moradores de Paranavaí e de outras 28 cidades da região noroeste do Paraná poderão realizar, a partir desta terça-feira (4), consultas, exames e procedimentos oncológicos, como biópsia, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Ao todo, cerca de 50 mil pessoas serão beneficiadas com o novo sistema, de acordo com a 14ª Regional de Saúde, sediada na cidade.
Quatro oncologistas de um hospital de Maringá, na região norte do estado, vão atender a população todas as terças-feiras, das 8h às 18h, em uma clínica conveniada. Antes, os pacientes eram encaminhados para Maringá onde os tratamentos de quimioterapia e radioterapia ainda continuarão sendo feitos, já que Paranavaí não possui um hospital do câncer.
Os atendimentos serão realizados por meio de um convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Saúde, Hospital Santa Rita de Maringá e pela clínica Center Medic de Paranavaí. De acordo com o diretor técnico da clínica, Roberto Ronney Bicheri, o contrato terá prazo de cinco anos e poderá ser renovado por mais cinco.
“A espera por esse atendimento vai diminuir consideravelmente e, com isso, o tratamento poderá ser feito o mais breve possível”, diz Bicheri. Ele acrescenta que as consultas demoravam em torno de 120 dias para serem realizadas. “Com o convênio, muitas vidas poderão ser salvas”, considera.
As consultas e realização de exames em Paranavaí serão agendadas por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde, da região noroeste do Paraná. Os pacientes de outras cidades terão de passar por atendimento nos postos de saúde municipais para depois agendarem horário.
O convênio ainda prevê auxílio a pacientes diagnosticados com câncer da região e que já tenham feito sessões de quimioterapia ou radioterapia em Maringá. Agora, eles também receberão acompanhamento médico em Paranavaí. "O sofrimento desses pacientes vai diminuir bastante, já que, a partir de agora, eles não vão mais precisar enfrentar horas de estrada para realizar uma simples consulta", destaca o diretor técnico da clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário