MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de março de 2012

Radiologistas suspendem exames de imagem pela Unimed Fortaleza


Clínicas criticam mudança que reduz o valor conforme número de exames.
Contratos assinados preveem as mudanças, diz Unimed.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Clínicas que fazem exames de imagem credenciadas à Unimed Fortaleza suspenderam nesta terça-feira (27) os atendimentos 'não urgentes'. Segundo as clínicas, a Unimed pagava R$ 450 por exame - independentemente de quantos eram feitos. Mas o contrato entre a operadora e as clínicas mudou e, a partir de agora, a Unimed só paga o mesmo preço até uma determinada quantia. O que passar haverá um desconto de 5% a 15% no valor do exame para o plano de saúde.
“É a lógica de mercado.  O ganho é em escala. Se eu tenho 100 exames, eu tenho um preço. Se eu tenho 120, 130, o preço diminui”, explicou o diretor da Unimed Fortaleza, Luciano Alencar. A Unimed, por meio de nota, informou que as clínicas, "em hipótese alguma" poderão limitar o número de exames e que os clientes do plano de saúde continuarão tendo à disposição a rede de atendimento, conforme previsto em contrato.
A Unimed disse que as mudanças vêm sendo implementadas há cerca de seis anos e que as clínicas assinaram contratos aceitando essas mudanças. O plano de saúde informa que não existe, até o momento, nenhuma clínica ou laboratório descredenciado e que os contratos com as clínicas de imagem e de radiologia encontram-se todos em vigência.
Mudança
A mudança foi criticada pelos médicos radiologistas, que realizam exames de imagem pela operadora de plano de saúde. Insatisfeitos, eles decidiram suspender os atendimentos eletivos, os que não são de urgência, por tempo indeterminado.
“A partir do momento em que a Unimed lhe coloca um limitante virtual, em que a partir do qual eu vou ganhar até 20% a menos, ela está me inibindo de exercer meu ato médico”, criticou Dower Frota, da Sociedade Cearense de Radiologia.
O diretor da Clínica São Carlos, Francisco Monteiro de Castro Júnior, disse que só foram atendidos os casos de urgência. “Os pacientes agendados, os exames eletivos, não estão sendo realizados. Inclusive os exames que foram previamente agendados não foram realizados”, afirmou.
Decon
Para o Ministério Público, pacientes que tiverem exames recusados devem procurar o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). “Abrimos um canal de negociação junto à sociedade dos médicos radiologistas e Unimed para tentar solucionar esse problema. Aquele consumidor que se sentir prejudicado poderá comparecer ao Decon para prestar a reclamação devida”, explicou a promotora Ann Cely Sampaio.
A Unimed informou ainda qua já enviou esclarecimentos para que o Decon tome providências, alegando que as clínicas têm um contrato e que não podem se recusar a realizar exames. O plano de saúde divulgou o Serviço de Atendimento ao Cliente (0800-275 1818 ou 4020-1818, para ligações de celular), caso o cliente se sinta discriminado no momento da solicitação de exames, seja qual for a clínica radiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário