MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de março de 2012

Solo seco impede o início do plantio do milho no agreste de Sergipe


Carira é maior produtor de grão de Sergipe.
16 municípios do estado decretaram situação de emergência.

Do pasto verde sobrou apenas a palha seca. O agricultor Jercílio dos Santos, que tem uma propriedade em Carira, no agreste de Sergipe, espera a chegada da chuva para começar o plantio. Ele planejou cultivar 12 hectares de milho, mas houve atraso no preparo do solo, que deveria ter começado este mês.
Há mais de seis meses não chove no município de Carira, maior produtor de milho do estado. A prefeitura já solicitou o reconhecimento da situação de emergência. Este ano, choveu apenas 34 milímetros. No mesmo período do ano passado, esse número foi cinco vezes maior. Mesmo assim, o sertanejo não perde a esperança.
“Com fé em Deus, este ano será melhor do que o ano passado”, diz o agricultor João Vieira dos Santos.
O criador e agricultor Vardo Misael da Silva sofreu perda de mais de 50% na produção leiteira da propriedade. “O preço do leite também não ajuda. A gente para sobreviver a coisa está meio difícil. Mas a palma acabou e o capim não existe mais. A seca está acabando com tudo. A gente espera um recurso do governo federal”, diz.
“Em função das chuvas que não chegaram, pode haver redução de área e de produção. O plantio deve começar agora em abril, se as chuvas vierem”, diz José Ananias Lima, técnico agrícola da Emdagro.
G1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário