MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de março de 2012

Constantes assaltos a fazendas assustam moradores em MG


Na região de Uberaba foram registrados 170 ocorrências entre 2010 e 2011.
Sistemas como mapeamento e instalação de GPS podem auxiliar a polícia.

Luiz Vieira Do G1 Triângulo Mineiro

Moradores do campo pedem ajuda da polícia (Foto: Reprodução/TV Integração)Moradores do campo pedem ajuda da polícia (Foto:
Reprodução/TV Integração)
A violência que chegou ao campo no Triângulo Mineiro, no Alto Paranaíba e no Centro-Oeste do estado tem preocupado os moradores, principalmente pela falta de assistência da polícia, que muitas vezes fica na cidade. Em algumas regiões, para tentar combater o crime a polícia investiu em sistemas como mapeamento da zona rural ou o GPS para chegar mais rapidamente às fazendas.
Na última quarta-feira (28) a polícia do Alto Paranaíba registrou um assalto a uma fazenda em São Gotardo e, em Carmo do Paranaíba, foi apreendido um trator e implementos agrícolas, além de cabeças de gado, que podem ser produtos de furto à fazendas. Mas estas ocorrências têm se tornado comuns no interior. Dados do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Uberaba, no Triângulo Mineiro, apontaram que entre 2010 e 2011 foram registradas 170 ocorrências entre assaltos, furtos e roubos na região. Por isso, a PM investiu em um novo sistema que irá ajudar no atendimento rápido às comunidades: o mapeamento da zona rural.
Segundo o chefe da seção de planejamento de emprego operacional da PM, Marcos César Rodrigues Alves, o novo projeto está em implantação e deve melhorar o policiamento na zona rural da região. Trata-se de um banco de dados que irá mapear áreas por zonas e números, além de cadastrar as estradas rurais da região. A ideia é de que, com isso, o tempo de resposta no atendimento das ocorrências seja mais rápido. A primeira parte do cadastramento das comunidades rurais deve ser concluída nas próximas semanas e já será utilizado pela PM.
Segundo tenente sistem de mapeamento está sendo implantado (Foto: Luiz Vieira)Tenente diz que mudanças estão sendo feitas para
reforçar a segurança (Foto: Luiz Vieira)
"Cada residência rural está sendo cadastrada com números e placas. Com o banco de dados, assim que a pessoa acionar a polícia e identificar a fazenda saberemos qual é o local de forma rápida e exata. Outras cidades já investiram neste sistema e conseguiram melhorar a segurança”, afirmou Alves.
O presidente do Sindicato Rural de Uberabax, Rivaldo Machado Borges Júnior, acredita que o mapeamento da zona rural vai ajudar a melhorar a segurança no campo. Ele já foi vítima de assalto duas vezes na propriedade dele.
“Com a onda de assalto, tivemos que fazer algumas mudanças para reforçar a segurança. Hoje, o perfil do crime no campo mudou. Os bandidos levam desde defensivos agrícolas até gado. Acredito que este mapeamento irá contribuir para reforçar a segurança”, comentou.
Para o produtor rural Armando Costa, de Campo Florido, uma das cidades atendidas pelo 4º Batalhão da Polícia Militar de Uberaba,  a segurança no campo precisa de investimentos. Após ser assaltado na fazenda dele por cinco homens armados no ano passado, ele e a esposa se mudaram para a cidade. Agora ele só volta para a fazenda apenas para trabalhar.
“Minha casa foi inteira roubada. Eu e minha mulher ficamos na mira dos bandidos por mais de cinco horas. As cinco pessoas que nos renderam entraram na propriedade fortemente armados e foram embora tranquilamente. Muitos deles estavam sem máscara nenhuma e não tinham medo. Levaram o carro da minha esposa, que alguns dias depois foi encontrado depenado, mas além disso levaram minha segurança”, disse.

Atualmente, ele luta pela instalação de uma Patrulha Rural em Campo Florido. “Chamava a polícia e sentia essa dificuldade no atendimento. Acho que a região precisa de investimento no policiamento. Estamos fazendo reuniões e procurando empresários e outros produtores da região para lutar por uma patrulha rural”, ressaltou.
GPS ajuda na localização na hora de atender ocorrências. (Foto: Reprodução/TV Integração)GPS ajuda na localização na hora de atender
ocorrências. (Foto: Reprodução/TV Integração)
Número de ocorrências diminuiu em Araguari após GPS
Em Araguari, no Triângulo Mineiro, de janeiro a setembro de 2011 foram registradas 113 ocorrências pela Polícia Militar, apenas duas a menos do que no mesmo período de 2010. Mas esta tímida redução já era apontada como reflexo de mais uma ferramenta no trabalho da polícia no campo. Isso por causa do georreferenciamento. Em um ano e oito meses, 4.252 fazendas foram identificadas e as coordenadas que localizam cada uma estão numa apostila e, com a ajuda do GPS, chegar até o local em caso de alguma ocorrência ficou bem mais fácil.
E desde a implantação do sistema na região já foi possível reduzir a criminalidade em 40%, segundo a PM. Para o comandante da Patrulha Rural na região, Marcos Antônio Souza, o mapeamento auxiliou na descoberta de rotas inteligentes. “O sistema é essencial até para saber as rotas de fuga dos bandidos e assim atuar com maior precisão”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário