MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de março de 2012

Produtores de Mato Grosso podem cultivar novas variedades de abacaxi


Além da tradicional Pérola, estão disponíveis os tipos Vitória e Jupi.
Estado colheu 47 milhões de frutos de abacaxi durante 2011.

Do G1 MT

produção de abacaxi em Ivinhema MS (Foto: Reprodução/ TV Morena)Nosvas espécies de abacaxi estão disponíveis para
produtores de MT (Foto: Reprodução/ TV Morena)
Além da tradicional variedade Pérola, agora estão disponíveis para o cultivo as cultivares Vitória e Jupi. O lançamento das novas cultivares foi publicado Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e mostra as características produtivas e a qualidade do fruto de cada espécie.
O trabalho de pesquisa foi realizado no Campo Experimental, no município de Tangará da Serra, a 239 quilômetros de Cuiabá. A região é considerada um dos polos importantes na produção da cultura do abacaxi e ocupa uma área de 800 hectares, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os resultados também apontam para as variedades resistentes a doenças, como a fusariose que causa a morte da planta. Na safra passada, Mato Grosso plantou 2 mil hectares e colheu 47 milhões de frutos de abacaxi pérola. O volume represente 44% da produção registrada no Centro-Oeste brasileiro. Os números do IBGE apontam que a região plantou 4.745 hectares de abacaxi, com uma produção de 105 milhões de frutos.

Segundo a pesquisadora da Empaer, Maria José Mota Ramos, a variedade Pérola é cultivada no Estado e apresenta características produtivas e de qualidade físico-química do fruto similar com a cultivar Jupi. “A diferença básica entre as duas cultivares é o formato do fruto, ou seja, o Pérola tem formato cônico e a Jupi é cilíndrico”.
Apesar das duas variedades serem destinadas para a indústria e para o consumo in natura, a pesquisadores esclarece que a variedade Jupi é mais interessante para o setor industrial porque há um maior aproveitamento do fruto.
Sobre a cultivar Vitória, possui um custo menor de produção. As pesquisas apontam que essa variedade tem maior resistência a fusariose, desta forma não é necessária a aplicação de agroquímicos para controlar a doença. A planta não tem espinhos nas folhas e a casca fica com a cor amarela no período de colheita. O teste de degustação do fruto teve uma aceitação de 89,99% entre os provadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário