MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de março de 2012

Guerra do Contestado é tema de debate


Agência Estado
Redação Folha Vitória
São Paulo - Maior rebelião civil do País no século 20, a Guerra do Contestado (1912-1916) será tema de um debate promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, nesta quinta, das 12h às 14h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O encontro ocorrerá no Teatro Eva Herz e a entrada é franca. O auditório tem capacidade para receber 200 pessoas.

Participarão do debate o professor de Sociologia José de Souza Martins, titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e um estudioso de movimentos sociais, e os repórteres Leonencio Nossa e Celso Junior, que fizeram um longo trabalho investigativo sobre o conflito, publicado pelo Estado, em fevereiro, no caderno especial Meninos do Contestado.

José de Souza Martins vai abordar as causas e o contexto político do País na época da guerra, ocorrida na divisa entre Santa Catarina e Paraná. Colunista do jornal O Estado de S. Paulo, Martins pesquisou movimentos milenaristas no Brasil, dentre eles o do Contestado - em 1979, ele visitou a região e conheceu cenários de episódios da guerra. Dentre outros livros relativos ao tema escreveu Os Camponeses e a Política no Brasil (Editora Vozes) e O Sujeito Oculto (Editora da UFRGS).

Leonencio Nossa e Celso Junior vão contar os bastidores da apuração da reportagem. Eles consultaram mais de 2 mil documentos militares produzidos durante a Guerra do Contestado, além de coleções de periódicos da Biblioteca Nacional, do Rio. Depois, colheram depoimentos de testemunhas e de moradores da região do conflito. Também será exibido um vídeo produzido pelos dois jornalistas em Santa Catarina. Os debatedores também responderão a perguntas do público. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário