MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de março de 2012

Ministro diz que embargo russo à carne do Brasil está acabando


Embargo foi imposto em junho do ano passado.
Relação entre os dois países vem se fortalecendo, disse Mendes Ribeiro.

Da Agência Estado

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, disse nesta sexta-feira (30), logo após a reunião com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, que o embargo russo às carnes brasileiras, imposto em junho do ano passado, "está chegando ao fim". Mendes Ribeiro diz que está otimista em relação à reunião que será realizada na segunda-feira em Buenos Aires entre técnicos brasileiros e russos para "aprofundar a avaliação das plantas brasileiras".
O ministro acredita que alguns empecilhos podem ser superados no encontro da próxima semana e resultar na retirada do embargo "de alguns estados ou alguns frigoríficos". Ele explicou que a reunião será realizada em Buenos Aires porque o chefe do serviço sanitário russo, Sergey Dankvert, tinha visitas programadas para a Argentina e o Chile.
Mendes Ribeiro afirmou que as reuniões fazem parte de um processo e que a relação entre os dois países vem se fortalecendo. "A Rússia contesta algumas questões que gradativamente estão sendo vencidas a cada encontro", diz o ministro, que reforça o papel da Pasta no encaminhamento da questão. "Ninguém pode dizer que o Ministério pecou por omissão".
"Estou muito otimista com a reunião da próxima segunda-feira na Argentina e eu diria que o embargo está chegando ao fim. Estamos na frente, conversando, demonstrando nossa capacidade. Estou percebendo que temos merecido crédito dos governos com os quais estamos conversando", relata o ministro.
Segundo Mendes Ribeiro, a ministra russa teria argumentado que a relação entre os dois países passa por uma questão importante, que é a venda do trigo. Ele disse, ainda, que ela teria ponderado sobre a importância do mercado brasileiro para o trigo russo. Mendes Ribeiro pretende colocar o assunto em discussão na próxima reunião do Mercosul, prevista para os dias 16 e 17 de abril, pois a questão afeta a Argentina, principal fornecedor de trigo para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário