MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de março de 2012

Com adubação, agricultor argentino vê boa colheita, apesar de seca


Perdas não devem ultrapassar 15% a 20% na cidade de Teodelina.
Em outras regiões, prejuízos chegam a 70%, diz agricultor.

Gabriela Gasparin Do G1 em Santa Fé - a repórter viajou a convite da Expedição Safra, da Gazeta do Povo

Mesmo com a seca que atinge as plantações de grãos nesta safra na Argentina, o produtor Pablo Palacios prevê uma colheita acima da média na cidade de Teodelina, na província de Santa Fé, no que chama de um dos "melhores campos do país" por conta de bom solo e adubação.
“Tem zonas que perderam cerca de 70% do milho plantado. Mas nesta área não vamos perder mais do que 15%, 20%”, disse o agricultor Pablo Palacios, encarregado que cuida de cerca de 10 mil hectares na região. “É um dos melhores campos do país”, disse.
Pablo Palacios está otimista com colheita em campo na província de Santa Fé (Foto: Gabriela Gasparin/G1)Pablo Palacios está otimista com colheita em campo na província de Santa Fé (Foto: Gabriela Gasparin/G1)
Mesmo assim, Palacios classifica a falta de chuvas desta safra como “a pior em 20 anos”. Ele diz que a terra onde planta, além de boa, é bem adubada e é feito um plantio de rotação de cultivo – onde não se planta a mesma cultura uma seguida da outra. “Em cima de milho plantamos soja, depois trigo, e só depois plantamos a soja de novo”, explica.
A expectativa é colher 10 toneladas de milho por hectare no local, sobre um resultado de cerca de 6 ou 7 toneladas por hectare em áreas mais prejudicadas pela seca, disse. No ano passado, contudo, quando choveu bastante, a colheita foi de 12 a 14 toneladas por hectare no campo. No caso da soja, por exemplo, a previsão é de 3 a 3,2 toneladas por hectare, sobre mais de 4 na safra anterior.
De acordo com Rodolfo Rossi, gerente de programa de investidores da empresa argentina Nidera, que fornece semente aos agricultores, está prevista uma queda de 10% na oferta de sementes neste ano por conta da seca. A empresa fornece aproximadamente 4,5 milhões de sacas de grão na Argentina e outras 4 milhões no Brasil.
Geada
Além disso, ele afirmou que outro problema que começa a preocupar: geadas antes do previsto. “Estamos muito preocupados. Nós aqui costumamos ter geadas, mas a partir de 15 abril. A questão é que ainda faltam 20 dias e já está geando em algumas áreas”, disse.
O gerente estima que, da produção prevista de aproximadamente 29 milhões de toneladas de milho para esta safra (2011/12) na Argentina, a colheita deverá cair para 20 milhões. No caso da soja, a queda deverá ser de 53 milhões de toneladas previstas para 40 milhões, opina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário