MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de março de 2012

Paraná faz campanha para recolher estoques antigos de inseticida BHC


Estado tem 600 toneladas de BHC para serem recolhidas.
Produto, da família dos organoclorados, foi proibido no Brasil em 1985.

Do Globo Rural

Uma campanha, no Paraná, está recolhendo estoques antigos de BHC. O inseticida, da família dos organoclorados, foi proibido no Brasil em 1985. Quem ainda tem o produto na propriedade não vê a hora de se livrar do problema.
Roupa especial, luvas e máscaras são usadas para lidar com o veneno que se tornou o terror do campo. O BHC, de uso proibido, finalmente está sendo recolhido no Paraná.
Nos postos de coleta os agricultores entregam o veneno que ficou estocado durante décadas nas propriedades. O produtor Euclides Cavichiolli se livrou de um problema de 35 anos. “Agora, estou livre”, diz.
O Paraná tem 600 toneladas de BHC para serem recolhidas. Há três anos, pelo menos dois mil produtores declararam ainda ter o produto que foi muito usado nas lavouras de café até a década de 70. Na região de Maringá devem ser entregues mais de cem toneladas do veneno.
O veneno será levado para o estado de São Paulo, onde uma empresa especializada deve fazer a incineração do produto. Todos os cuidados estão sendo tomados para o transporte do BHC, que está sendo colocado dentro de plásticos e de barricas de papelão para evitar contaminações.
O recolhimento do BHC no Paraná vai até junho. O prazo termina cinco de abril na região de Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário