MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de março de 2012

Museu rural abre as portas para estudantes de Ituiutaba, MG


Centenas de objetos, materiais e equipamentos agrícolas estão no acervo.
'É para ajudar a preservar a história da região', diz produtor rural.

Do G1 Triângulo Mineiro

As centenas de objetos, materiais e equipamentos que um morador de Ituiutaba, no Triãngulo Mineiro, juntou ao longo dos anos, viraram memórias e fazem parte agora de um museu rural. O museu Vera Maximiano Drumond pode ser visto pela comunidade e vai receber, inclusive, a visita de estudantes.
“É para ajudar a preservar a história dos primeiros moradores da região. Muitas peças foram recolhidas em fazendas e sítios arqueológicos da região”, explicou o responsável pelo museu, Arlindo Drumond.
São quase dois mil objetos. No jardim, relíquias da época dos nossos avós como os implementos agrícolas que eram puxados por animal. Do lado de dentroo, peças que foram criadas há mais de cem anos, como panelas de ferro. “A maior, usada para fazer feijoada, na época dos escravos, pesava quase meia tonelada quando estava cheia”, contou o produtor rural.
No acervo também está uma caixa registradora com mais de 70 anos e que guarda até o dinheiro da época do mercado municipal de Uberlândia. Uma balança portuguesa tem mais de cem anos, além de máquina de fazer massas de 1875. Outras curiosidades são a marmita que era usada pelos militares durante as batalhas e treinamentos e um estribo de cavalo que foi usado pela família real na época do Brasil colônia.
O cenário, a partir de agora, vai ajudar na educação de estudantes da região com a visitação de escolas, mas que está de portas abertas para toda a população.
Para agendar a visita pode ligar nos telefones (34) 9668-0305 ou (34) 9973-3216.

Nenhum comentário:

Postar um comentário