MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de março de 2012

Nova embalagem de remédio do SUS vai destacar princípio ativo


Medida pretende evitar venda e extravio dos medicamentos fornecidos.
Logotipo ganha cores verde e amarela inspiradas na bandeira nacional.

Do G1, em São Paulo

Novas embalagens de medicamentos do SUS terão as cores da bandeira nacional (Foto: Valter Campanato/ABr)Novas embalagens de medicamentos do SUS
terão as cores da bandeira nacional
(Foto: Valter Campanato/ABr)
Os medicamentos distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vão apresentar novas embalagens, em cores verde e amarela e com destaque para o nome do principio ativo, não mais da marca, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As mudanças fazem parte do novo Manual de Identidade Visual de Medicamentos para o Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (29) pela agência sanitária.
Por meio de uma resolução (RDC 21/2012), todos os medicamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde para a distribuição na rede pública terão de seguir esse novo padrão visual. Os produtores terão 180 dias, a partir da publicação da norma, para alterar as embalagens. A fiscalização será feita pela própria Anvisa durante os processos de renovação de registro e das análises de pós-registro.
Além da nova proposta da arte gráfica, inspirada na bandeira nacional, as novas embalagens, entregues por meio de programas do Ministério, estarão de acordo com as normas já existentes para os demais medicamentos disponíveis no mercado. A nova padronização, portanto, só atualiza a norma que estava em vigor desde 2002.
De acordo com a Anvisa, o destaque para o nome do princípio ativo do medicamento frente ao nome comercial pretende estimular os médicos a utilizar o nome técnico dos produtos, assim como facilitar a identificação dos remédios, prevenindo erros no despacho e no uso destes produtos.
Com o novo manual, a agência também visa a destacar a marca do SUS e reforçar a proibição de venda dos produtos em todas as embalagens, blisters, ampolas, cartelas, frascos, entre outros. O objetivo é possibilitar a imediata identificação da origem dos medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
Os novos rótulos trarão informações sobre o uso correto dos produtos, como via de administração do medicamento, forma de conservação e restrição de uso, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário