MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de março de 2012

Universidade de Brasília proíbe 'trotes sujos'


Responsáveis por trotes com ovos, farinha e tinta poderão ser expulsos.
Comercialização de bebidas alcoólicas também é proibida dentro dos campi.

Do G1 DF

O Conselho Universitário da Universidade de Brasília (Consuni) aprovou no início da noite desta sexta-feira (30) o texto-base da resolução que proíbe trotes que "afetem a integridade física ou psíquica de membros da instituição". A aprovação ocorreu com 42 votos a favor, nenhum contra e cerca de dez abstenções.
O texto impede ações de tortura, tratamento cruel e degradante, situações de discriminação e constrangimento contra os calouros da UnB. Os alunos que desobedecerem a norma poderão sofrer punição que vai de advertência até expulsão.
De acordo com o relator da proposta, o professor da Faculdade de Comunicação David Renault, a resolução barra não apenas os trotes que usam violência, mas todos os tipos de recepção de calouros com ovos, farinha e tinta. "Esta é uma situação que pode caracterizar dano físico, psíquico ou constrangimento. Há alunos que acham que esse trote [com ovos e farinha] não é degradante, mas muitos professores entendem que ele se enquadra nessa categoria e tem que ser proibido”, disse Renault.
Alguns pontos polêmicos da resolução serão definidos no próximo dia 16 durante a votação de destaques, trechos que ainda geram divergências. Neste dia, deverá ser definido quem fica responsável pelas ocorrências contra calouros. "Temos que encontrar um texto que não defina a responsabilização prévia para o Centro Acadêmico ou para o aluno, mas que permita que qualquer um dos dois seja responsabilizado", declarou o relator.
Na reunião do Consuni na última sexta-feira (23), o reitor da UnB, José Geraldo, defendeu o relatório do professor David Renault. "Educar é mais eficiente do que reprimir. [...] Humilhação já é em si uma redução de dignidade", disse Geraldo.

Festas
O texto aprovado também trata da realização de festas na universidade. A norma proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas dentro das unidades acadêmicas da UnB. O consumo pode ocorrer desde que haja autorização prévia. Também fica proibido fumar em locais fechados da universidade. O uso de aparelhos de som fica restrito aos casos em que não haja interferência para as demais atividades acadêmicas.

Quaisquer atividades que não estejam incluídas na programação das unidades administrativas e acadêmicas também passam a depender de autorização. O texto determina, ainda, a diferenciação entre eventeos de pequeno, médio e grande porte, de modo que cada um deve obedecer a regras de organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário