MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de março de 2012

Produtores de soja aproveitam mercado internacional aquecido


Exportações de soja cresceram muito este ano.
Passaram de 500 mil toneladas para mais de 2 milhões de toneladas.

Do Globo Rural

O movimento de caminhões que transportam soja não para na BR-452. A rodovia liga a região sul de Goiás ao Sudeste do país.
Por dia, mais de 200 carretas deixam o município de Rio Verde com destino ao Porto de Santos, em São Paulo.
Só em uma transportadora foram contratados 170 motoristas. Em dois meses, a empresa levou mais de um milhão de toneladas de grãos para São Paulo, produção da safra 2011/2012.
Cerca de 35% das exportações de soja deste ano saíram pelo Porto de Santos. A região Centro-Ooeste é responsável por boa parte da exportação de soja do país. Um levantamento da CONAB mostrou que só no ano passado, o Brasil exportou quase 33 milhões de toneladas do grão. Em Goiás, além das empresas, os produtores rurais estão cada vez mais interessados no mercado externo.

De acordo com o corretor de grãos Jaime Júnior, o mercado mundial está aquecido e o produtor que está exportando consegue fazer bons negócios. “Em alguns momentos, o mercado externo paga mais que o mercado interno. O produtor mais tecnificado fica arbitrando onde dá maior margem, quando ele vê o Porto pagando mais que o mercado interno, ele vende para o Porto”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário