MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de março de 2012

Falta de água e de comida causam a morte de animais no sertão de PE


Não há pasto, os reservatórios estão secos e há pouca oferta de água.
Criadores improvisam suportes com panos para evitar queda das vacas.

Do Globo Rural

Desde janeiro os índices de chuva estão 30% abaixo da média histórica do sertão de Pernambuco. Por isso, é possível encontrar áreas que não foram aradas para o plantio. A situação também é dramática para os criadores, que têm de conseguir comida e água para os animais.
Os bodes e as cabras do criador Severino Pereira passam dias de sede no sítio. Pelas condições do clima, não há pasto, os reservatórios estão secos e há pouca oferta de água, o que causa enfraquecimento dos animais.
O criador Manoel da Silva Filho improvisou uma armação de madeira e panos para evitar que as vacas caiam. Um dos bezerros não consegue mais ficar em pé. Mesmo com a luta, não é possível evitar prejuízos e mortes.
A criadora Clara Jesus tenta salvar as duas vacas com redes amarradas aos pés de algaroba. “Não tem o que fazer”, lamenta.
Na fazenda do criador Ulisses Ferraz, o gado com fome e sede para de reagir ao auxílio. A saída é queimar mandacaru, um tipo de cacto da caatinga. Na alta temperatura os espinhos deixam de ser uma ameaça ao rebanho. O mandacaru é servido junto à macambira, alimento disputado com desespero pelos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário